Álbum de Família.
Com o auxílio dos pais/responsáveis, escolha 3 fotos para analisar. Para cada uma delas você deverá descreve o mais detalhado possível a foto, dizendo quem está na foto e o que está acontecendo. Contextualize a foto, informando quando ela foi tirada e por quem foi tirada (caso saibam). Informe qual tipo de câmera e de fotografia, salientando se a imagem produzida é analógica ou digital.
FOTO 1
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
FOTO 2
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
FOTO 3
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Tipos de Fotografia
1 — Pesquise sobre os diferentes tipos de fotografia, depois responda as questões.
RETRATO__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
FOTOGRAFIA DOCUMENTAL____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
FOTOJORNALISMO
PUBLICITARIO __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
a) Para que servem as fotografias?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Vocês têm o hábito de tirar fotos nos lugares que frequentam?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Nos tempos atuais, quais os equipamentos podem ser utilizados para fotografar?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Antigamente, como câmeras não eram digitais e sim analógicas, neste tipo de câmera a luz é capturada no momento da foto de incidentes sobre um filme fotográfico, para posteriormente ser revelada em um estúdio fotográfico.
Nas câmeras digitais não se usa mais filmes, ou que tem um sensor que capta a luz e interpreta, transforma-o em uma imagem digital bem próxima do real. O sensor pode ter tamanhos diferentes, ou influenciar sua capacidade de captar mais ou menos luz e também sem resultado final, ou ter a qualidade da imagem.
1 - Analise como imagens e classifique em câmera analógica e câmera digital.
SEMANA7 (PET2 VER)
AULA 7
Arte se desenvolver ao longo do tempo acompanhando o surgimento de novas tecnologias e adequando-as como novas demandas da sociedade. A fotografia é um procedimento artístico que surgiu do desenvolvimento tecnológico da sociedade e teve diversas funcionalidades na vida das pessoas. Com o celular, por exemplo, podemos tirar fotos e registrar os eventos e, com o auxílio da internet, publicar em redes sociais.
Em meados do século XIX, temos o tratamento da fotografia, que consiste na captação de luz sob uma película sensível à luminosidade, gerando uma imagem no papel fotográfico. Nome: "FOTO", vem do grego que significa "luz" e "GRAFIA" que significa "estilo". Logo, uma fotografia precisa de algum nível de luminosidade para criar uma imagem selecionada.
A fotografia acabou por substituir a contratação de pintores retratistas (aqueles que apenas fazem retratos de pessoas), que eram usados para pintar como famílias. No entanto, como as primeiras fotografias eram em preto e branco ou que pareciam uma “fotopintura”, uma técnica de pintar fotos em preto em branco que ficava muito popular no Brasil.
Você já viu uma foto pintura, como essa?
Fotopintura
Mas uma tecnologia fotográfica evoluiu muito nos últimos anos, possibilitando várias possibilidades de criação de fotografia artística e registro de memórias.
1 - Analise como imagens abaixo e para cada vez que forneça os dados possíveis de uma foto.
2020 - 1920 - 2000 - 1990
2 - Resposta:
a) Existem diferenças entre elas? Comente e exemplifique (o que há de diferentes nelas).
b) Qual das fotografias é a mais antiga? Porque?
c) Em sua opinião qual é a fotografia atual? Explique por quê.
d) E como fotografias que costumam ser tiradas nos dias de hoje, seus familiares guardam em álbuns ou no computador? Qual sua opinião sobre essa forma de guardar fotografias?
___________________________________________
SEMANA 6
AULA 6
Arte nas imagens do cotidiano
Imagem : Tudo o que registramos pelo sentido da visão, tanto a realidade quanto a imaginação.
Representação imagética : São imagens carregadas de significados com valores artísticos.
Significados e intenções na criação: Variam de acordo com o contexto histórico. Na Pré-história as imagens tinham finalidades místicas e de sobrevivência. Na Idade Média, elas possuíam fim educativo a serviço da religião. No Renascimento elas procuravam elevar a condição do ser humano. No Romantismo e Modernismo eram de protesto e denúncias dos problemas políticos e sociais.
A arte na atualidade: Atualmente, além das formas tradicionais (desenho, pintura, escultura, gravura e arquitetura), existe o cinema, a TV, o computador e a Internet. Essas novas tecnologias trouxeram muitas inovações no campo das artes.
A arte na TV: Através dela encontramos várias manifestações artísticas como as telenovelas, seriados, filmes ou desenhos animados. Esse tipo de representação é denominado de “audiovisual”, que une som e imagem.
Arte nas publicações gráficas: Nas publicações gráficas como jornais, revistas, livros, outdoors, etc, encontramos várias formas de representação, que vão desde o desenho até a fotografia. Nos jornais nos divertimos com as tirinhas e charges, mas também podemos nos chocar com imagens violentas captadas pelo fotógrafo. As histórias em quadrinhos apresentam um elevado padrão artístico.
ATIVIDADES
1) O que é uma representação imagética?
2) Relacione: a) Pré-história. b) Idade Média c) Renascimento. d) Romantismo e Modernismo. | ( ) Elevação do ser humano. ( ) Misticismo e sobrevivência. ( ) Protesto e denúncia dos problemas sociais. ( ) Educação a serviço da religião. |
3)Quais são as formas tradicionais de arte?
4)Cite uma inovação tecnológica que beneficiou a arte.
5) Como se denomina a representação artística que une som e imagem?
6) Cite uma publicação gráfica.
________________________________________________________________
SEMANA 5
AULA 5
A ILUSTRAÇÃO
Ilustração é a ação e o efeito de ilustrar (desenhar, adornar). O termo permite fazer referência ao desenho, à estampa ou à gravação que adorna, documenta ou decora um livro. Uma ilustração é uma imagem que passa uma mensagem, que pretende informar, explicar ou auxiliar no entendimento de algo. As ilustrações podem acompanhar textos ou podem ser imagens que, por si só, cumprem a função de comunicar. Os livros infantis e materiais didáticos são exemplos de materiais que costumam possuir texto e ilustração. Nesses casos, as ilustrações têm o objetivo de auxiliar na compreensão do conteúdo ou na construção de significados. As ilustrações também estão em capas de livros, revistas, cartazes de filmes e peças de teatro. Uma ilustração não é, necessariamente, um desenho, pode ser uma foto, uma colagem, uma pintura. Apesar de geralmente serem utilizados como sinônimos, ilustração e desenho são conceitos diferentes. A diferença essencial entre esses dois termos é que a ilustração desempenha uma função, já o desenho não.
O Logotipo
Logotipo, ou logo, é o conceito da área da publicidade, marketing e branding que consiste na representação visual ou gráfica que identifica uma marca ou empresa. O logotipo tem o objetivo de diferenciar uma marca dos seus concorrentes, criando uma ligação com os consumidores e potenciais consumidores. A criação de um logotipo é essencial para uma empresa, sendo que não basta ser visualmente agradável, o logotipo tem que significar alguma coisa. Para isso, a criatividade é essencial, e as cores, formas e letras introduzidas no logotipo devem ser cuidadosamente ponderados. Muitas vezes, com o passar do tempo, os logotipos de uma marca ou empresa podem mudar, de forma a se adaptar a uma nova filosofia, mentalidade ou forma de atuação no mercado. No universo do marketing e da publicidade existe uma antiga discussão sobre os conceitos de logotipo e logomarca. Alguns dizem que são sinônimos, outros afirmam que são conceitos distintos e ainda existe um grupo que indica que o conceito de logomarca não deveria existir.
OS SIMBOLOS
A palavra símbolo admite vários usos em nosso idioma, no entanto, a forma mais utilizada para essa imagem pretende representar um conceito que seja intelectual ou moral, através da realização de uma analogia, ou a partir de uma convenção social. Isto é, o símbolo é a manifestação de uma ideia ou a expressão de um significado convencional que estabelece semelhança com esse significado. É importante destacar que os símbolos são amplamente empregados por grupos, associações, indivíduos, entre outros, para representá-los, então, a exibição desse símbolo permite às pessoas reconhecê-los de modo rápido e simples. Por exemplo, uma cruz vermelha é o símbolo mais reconhecível da Associação Humanitária Internacional da Cruz Vermelha, e quando a vemos é claro indicador da presença desta agrupação em cena. Também há alguns artistas que utilizam símbolos em vez de nomes artísticos. Por outra parte, os países dispõem de vários símbolos nacionais, locais, que os singularizam perante o resto, tal é qual, o caso da bandeira, o escudo, entre outros. E a religião em geral também emprega uma fabulosa quantidade de símbolos para expressar diversas ideias.
Depois de ler atentamente os textos apresentados para o assunto, responda as seguintes perguntas:
1.Cite exemplos das diferentes técnicas artísticas que podem ser aplicadas na ilustração.
2. Cite um exemplo de material que podemos encontrar textos com ilustrações.
3.Cite diferentes lugares onde podemos encontrar ilustrações.
4. Qual é a diferença entre a técnica do desenho e a técnica da ilustração.
5. Escreva a definição de logotipo, apresentada pelo texto.
6. (Texto 2) Como o logotipo pode ajudar à uma empresa?
7 .(Texto 3) Procure no dicionário ou em sites de busca o significado da palavra “Analogia”.
8. Cite exemplos diversos de símbolos que estão presentes no nosso dia a dia.
__________________________________________________________________
SEMANA 4
AULA 4
03 - Mãos à obra vamos fazer o nosso Mamulengo!
SEMANA 3
AULA 3
A ARTE COMO FORMA DE REIVINDICAÇÃO E MANIFESTAÇÃO SOCIOAMBIENTAL
Qual é a função da arte? Educar, informar e entreter? Essa é talvez a mais polêmica questão que envolve o tema - e não há respostas fechadas. A arte pode ser entendida como a atividade humana ligada às manifestações artísticas, seja de ordem estética ou comunicativa, realizadas por diversas formas de linguagens. Talvez uma pergunta mais pertinente seja: qual o potencial da arte? Umas das respostas possíveis se dá na relação entre arte e meio ambiente, em que a arte exerce o papel de questionar ações e exigir mudanças de comportamento.
A agência de publicidade peruana Lion’s Heart criou para o Greenpeace a campanha “Polution Footprint”. É… seria esse o legado que a humanidade está deixando para o mundo?
A pergunta foi feita através acompanhando essa impressão digital formada por lixos em mídias impressas.
A arte impulsiona os processos de percepção, sensibilidade, cognição, expressão e criação. Tem o poder de sensibilizar e proporcionar uma experiência estética, transmitindo emoções ou ideais. A arte surge da necessidade de observar o meio que nos cerca, reconhecendo suas formas, luzes e cores, harmonia e desequilíbrio.
Ela pode propagar e questionar estilos de vida, preparar uma nova consciência por meio da sensibilização, alertando e gerando reflexões. As manifestações artísticas são representações ou contestações oriundas das diversas culturas, a partir do que as sociedades, em cada época, vivem e pensam.
Nesse contexto, podemos inserir a importância da arte como mais uma ferramenta de ativismo ambiental. Ao confrontar o público com informações desagradáveis, muitas vezes difíceis de serem digeridas (como alterações climáticas), convergidas em uma experiência estética, uma sensibilização após uma barreira racional e realmente toca como pessoas. É mais fácil ignorar estatísticas do que ignorar imagens e sensações. Quando uma arte representa uma relação perturbada da sociedade com a natureza, fica explícita a urgência da ação.
Uma arte é realmente transformadora!
Agora vamos criar!
Use jornais de revistas, revistas ou outros materiais e crie sua própria arte, tendo como base todas as informações que você comprou ao ler os textos acima. Seja criativo e instigue uma sociedade, uma política ou desrespeito ao meio ambiente.
OBS: Muito capricho e dedicação.
Bom trabalho e boa semana!
Nenhum comentário:
Postar um comentário