AULAS - 9ºB

SEMANA 4 PET 2
AULA 10

Álbum de Família.

 

Com o auxílio dos pais/responsáveis, escolha 3 fotos para analisar. Para cada uma delas você deverá descreve o mais detalhado possível a foto, dizendo quem está na foto e o que está acontecendo. Contextualize a foto, informando quando ela foi tirada e por quem foi tirada (caso saibam). Informe qual tipo de câmera e de fotografia, salientando se a imagem produzida é analógica ou digital.

FOTO 1

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

FOTO 2

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

FOTO 3

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


SEMANA 3 PET 2
AULA 9

Tipos de Fotografia

 

1 —   Pesquise sobre os diferentes tipos de fotografia, depois responda as questões.

RETRATO__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

FOTOGRAFIA DOCUMENTAL____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

FOTOJORNALISMO __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

PUBLICITARIO __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

a)  Para que servem as fotografias?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b)  Vocês têm o hábito de tirar fotos nos lugares que frequentam?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c)  Nos tempos atuais, quais os equipamentos podem ser utilizados para fotografar?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


SEMANA 2 PET 2
AULA 8

Antigamente, como câmeras não eram digitais e sim analógicas, neste tipo de câmera a luz é capturada no momento da foto de incidentes sobre um filme fotográfico, para posteriormente ser revelada em um estúdio fotográfico.

 

Nas câmeras digitais não se usa mais filmes, ou que tem um sensor que capta a luz e interpreta, transforma-o em uma imagem digital bem próxima do real. O sensor pode ter tamanhos diferentes, ou influenciar sua capacidade de captar mais ou menos luz e também sem resultado final, ou ter a qualidade da imagem.

 

1 - Analise como imagens e classifique em câmera analógica e câmera digital.   

               IMAGEM 1 IMAGEM 4 IMAGEM 7
              IMAGEM 2 IMAGEM 5 IMAGEM 8
                         IMAGEM 3 IMAGEM 6

FIGURA 1____________________FIGURA 5_____________________
FIGURA 2____________________FIGURA 6_____________________
FIGURA 3____________________FIGURA 7_____________________
FIGURA 4____________________FIGURA 8_____________________

2 - Para você qual é uma função da fotografia?      

3 - Qual a importância da fotografia no seu cotidiano? Como você utiliza?   


SEMANA7 (PET2 VER)

AULA 7



Arte se desenvolver ao longo do tempo acompanhando o surgimento de novas tecnologias e adequando-as como novas demandas da sociedade. A fotografia é um procedimento artístico que surgiu do desenvolvimento tecnológico da sociedade e teve diversas funcionalidades na vida das pessoas. Com o celular, por exemplo, podemos tirar fotos e registrar os eventos e, com o auxílio da internet, publicar em redes sociais.

 

Em meados do século XIX, temos o tratamento da fotografia, que consiste na captação de luz sob uma película sensível à luminosidade, gerando uma imagem no papel fotográfico. Nome: "FOTO", vem do grego que significa "luz" e "GRAFIA" que significa "estilo". Logo, uma fotografia precisa de algum nível de luminosidade para criar uma imagem selecionada.

 

A fotografia acabou por substituir a contratação de pintores retratistas (aqueles que apenas fazem retratos de pessoas), que eram usados ​​para pintar como famílias. No entanto, como as primeiras fotografias eram em preto e branco ou que pareciam uma “fotopintura”, uma técnica de pintar fotos em preto em branco que ficava muito popular no Brasil.

 

Você já viu uma foto pintura, como essa?


Fotopintura

 

Mas uma tecnologia fotográfica evoluiu muito nos últimos anos, possibilitando várias possibilidades de criação de fotografia artística e registro de memórias.

 

1 - Analise como imagens abaixo e para cada vez que forneça os dados possíveis de uma foto.   

 

2020 - 1920 - 2000 - 1990



 

2 - Resposta:   

 

a) Existem diferenças entre elas? Comente e exemplifique (o que há de diferentes nelas).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

b) Qual das fotografias é a mais antiga? Porque?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

c) Em sua opinião qual é a fotografia atual? Explique por quê.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

d) E como fotografias que costumam ser tiradas nos dias de hoje, seus familiares guardam em álbuns ou no computador? Qual sua opinião sobre essa forma de guardar fotografias?

___________________________________________


SEMANA 6

AULA 6


Arte nas imagens do cotidiano


Imagem : Tudo o que registramos pelo sentido da visão, tanto a realidade quanto a  imaginação.

Representação imagética : São imagens carregadas de significados com valores  artísticos.

Significados e intenções na criação: Variam de acordo com o contexto histórico. Na Pré-história as imagens tinham finalidades místicas e de sobrevivência. Na Idade Média, elas possuíam fim educativo a serviço da religião. No Renascimento elas procuravam elevar a condição do ser humano. No Romantismo e Modernismo eram de protesto e denúncias dos problemas políticos e sociais.

A arte na atualidade: Atualmente, além das formas tradicionais (desenho, pintura, escultura, gravura e arquitetura), existe o cinema, a TV, o computador e a Internet. Essas novas tecnologias trouxeram muitas inovações no campo das artes.

A arte na TV: Através dela encontramos várias manifestações artísticas como as telenovelas, seriados, filmes ou desenhos animados. Esse tipo de representação é denominado de “audiovisual”, que une som e imagem.

Arte nas publicações gráficas: Nas publicações gráficas como jornais, revistas, livros, outdoors, etc, encontramos várias formas de representação, que vão desde o desenho até a fotografia. Nos jornais nos divertimos com as tirinhas e charges, mas também podemos nos chocar com imagens violentas captadas pelo fotógrafo. As histórias em quadrinhos apresentam um elevado padrão artístico.


ATIVIDADES


1) O que é uma representação imagética?

2)      Relacione:

a)   Pré-história.

b)   Idade Média

c)   Renascimento.

d)  Romantismo Modernismo.

( ) Elevação do ser   humano.

( ) Misticismo e sobrevivência.

( ) Protesto e denúncia dos problemas sociais.

( ) Educação a  serviço da religião.

    3)Quais são as formas tradicionais de arte?

 

 4)Cite uma inovação tecnológica que beneficiou a arte.

 

 5) Como se denomina a representação artística que une som e imagem?

    6) Cite uma publicação gráfica.

________________________________________________________________



SEMANA 5

AULA 5


A ILUSTRAÇÃO


Ilustração é a ação e o efeito de ilustrar (desenhar, adornar). O termo permite fazer referência ao desenho, à estampa ou à gravação que adorna, documenta ou decora um livro. Uma ilustração é uma imagem que passa uma mensagem, que pretende informar, explicar ou auxiliar no entendimento de algo. As ilustrações podem acompanhar textos ou podem ser imagens que, por si só, cumprem a função de comunicar. Os livros infantis e materiais didáticos são exemplos de materiais que costumam possuir texto e ilustração. Nesses casos, as ilustrações têm o objetivo de auxiliar na compreensão do conteúdo ou na construção de significados. As ilustrações também estão em capas de livros, revistas, cartazes de filmes e peças de teatro. Uma ilustração não é, necessariamente, um desenho, pode ser uma foto, uma colagem, uma pintura. Apesar de geralmente serem utilizados como sinônimos, ilustração e desenho são conceitos diferentes. A diferença essencial entre esses dois termos é que a ilustração desempenha uma função, já o desenho não.

 


O Logotipo


Logotipo, ou logo, é o conceito da área da publicidade, marketing e branding que consiste na representação visual ou gráfica que identifica uma marca ou empresa. O logotipo tem o objetivo de diferenciar uma marca dos seus concorrentes, criando uma ligação com os consumidores e potenciais consumidores. A criação de um logotipo é essencial para uma empresa, sendo que não basta ser visualmente agradável, o logotipo tem que significar alguma coisa. Para isso, a criatividade é essencial, e as cores, formas e letras introduzidas no logotipo devem ser cuidadosamente ponderados. Muitas vezes, com o passar do tempo, os logotipos de uma marca ou empresa podem mudar, de forma a se adaptar a uma nova filosofia, mentalidade ou forma de atuação no mercado. No universo do marketing e da publicidade existe uma antiga discussão sobre os conceitos de logotipo e logomarca. Alguns dizem que são sinônimos, outros afirmam que são conceitos distintos e ainda existe um grupo que indica que o conceito de logomarca não deveria existir.


OS SIMBOLOS


A palavra símbolo admite vários usos em nosso idioma, no entanto, a forma mais utilizada para essa imagem pretende representar um conceito que seja intelectual ou moral, através da realização de uma analogia, ou a partir de uma convenção social. Isto é, o símbolo é a manifestação de uma ideia ou a expressão de um significado convencional que estabelece semelhança com esse significado. É importante destacar que os símbolos são amplamente empregados por grupos, associações, indivíduos, entre outros, para representá-los, então, a exibição desse símbolo permite às pessoas reconhecê-los de modo rápido e simples. Por exemplo, uma cruz vermelha é o símbolo mais reconhecível da Associação Humanitária Internacional da Cruz Vermelha, e quando a vemos é claro indicador da presença desta agrupação em cena. Também há alguns artistas que utilizam símbolos em vez de nomes artísticos. Por outra parte, os países dispõem de vários símbolos nacionais, locais, que os singularizam perante o resto, tal é qual, o caso da bandeira, o escudo, entre outros. E a religião em geral também emprega uma fabulosa quantidade de símbolos para expressar diversas ideias.


Depois de ler atentamente os textos apresentados para o assunto, responda as seguintes perguntas:

 1.Cite exemplos das diferentes técnicas artísticas que podem ser aplicadas na ilustração.

   2. Cite um exemplo de material que podemos encontrar textos com ilustrações.

   3.Cite diferentes lugares onde podemos encontrar ilustrações.

   4Qual é a diferença entre a técnica do desenho e a técnica da ilustração.

   5. Escreva a definição de logotipo, apresentada pelo texto.

   6. (Texto 2) Como o logotipo pode ajudar à uma empresa?

   7 .(Texto 3) Procure no dicionário ou em sites de busca o significado da palavra “Analogia”.

   8. Cite exemplos diversos de símbolos que estão presentes no nosso dia a dia.


__________________________________________________________________



SEMANA 4
AULA 4

O MAMULENGO


O Mamulengo é a forma popular e tradicional do teatro de bonecos no Brasil. Nasceu nos interiores do Nordeste e, de lá, migrou para grandes centros e outras regiões. É chamado de Mamulengo, em Pernambuco e no Distrito Federal, mas também recebe diversos nomes pelo Brasil. É Babau, na Paraíba; João Redondo ou Calunga, no Rio Grande do Norte; e Cassimiro Coco, no Ceará, Piauí e Maranhão.

Mamulengo é um tipo de fantoche típico do nordeste brasileiro, especialmente do estado de Pernambuco. A origem do nome é controversa, mas acredita-se que ela se originou de mão molenga - mão mole, ideal para dar movimentos vivos ao fantoche. Um ou mais manipuladores dão voz e movimento aos bonecos.

Suas apresentações eram em praça pública, em geral nos arrabaldes durante os festejos religiosos, apresentando temática em geral bíblica ou sobre atualidades.

A brincadeira, como é chamada a apresentação de Mamulengo, é um ofício repassado oralmente, por convívio familiar ou de mestre para aprendiz. Em 2015, foi reconhecido como patrimônio cultural imaterial brasileiro, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), sendo batizado de forma unificada como Teatro de Bonecos Popular do Nordeste.


Mamulengo é brinquedo Divertimento e expressão Boneco que vira gente Madeira talhada à mão
É causo de amor e guerra De fé e libertação





01-    Você já tinha visto um Mamulengo? O que achou desta técnica teatral?




02-  A cultura brasileira é realmente muito rica. Vimos um tipo de teatro da região nordeste e aqui em Minas Gerais você conhece algum grupo teatral que faça um trabalho parecido? E diferente com outras técnicas? Pesquise e descubra grupos teatrais mineiros para compartilhar conosco.



03 - Mãos à obra vamos fazer o nosso Mamulengo!

Desfio da semana: tente criar um Mamulengo, pesquise como fazer ou crie você mesmo. Tire fotos para compartilhar posteriormente! Ahh e guarde para fazermos uma exposição!

___________________________________________________________---


SEMANA 3


AULA 3


A ARTE COMO FORMA DE REIVINDICAÇÃO E MANIFESTAÇÃO SOCIOAMBIENTAL


Qual é a função da arte? Educar, informar e entreter? Essa é talvez a mais polêmica questão que envolve o tema - e não  respostas fechadas. A arte pode ser entendida como a atividade humana ligada às manifestações artísticas, seja de ordem estética ou comunicativa, realizadas por diversas formas de linguagens. Talvez uma pergunta mais pertinente seja: qual o potencial da arte? Umas das respostas possíveis se  na relação entre arte e meio ambiente, em que a arte exerce o papel de questionar ações e exigir mudanças de comportamento.


A agência de publicidade peruana Lion’s Heart criou para o Greenpeace a campanha “Polution Footprint”. É… seria esse o legado que a humanidade está deixando para o mundo?


A pergunta foi feita através acompanhando essa impressão digital formada por lixos em mídias impressas.



A arte impulsiona os processos de percepção, sensibilidade, cognição, expressão e criação. Tem o poder de sensibilizar e proporcionar uma experiência estética, transmitindo emoções ou ideais. A arte surge da necessidade de observar o meio que nos cerca, reconhecendo suas formas, luzes e cores, harmonia e desequilíbrio.


Ela pode propagar e questionar estilos de vida, preparar uma nova consciência por meio da sensibilização, alertando e gerando reflexões. As manifestações artísticas são representações ou contestações oriundas das diversas culturas, a partir do que as sociedades, em cada época, vivem e pensam.


Nesse contexto, podemos inserir a importância da arte como mais uma ferramenta de ativismo ambiental. Ao confrontar o público com informações desagradáveis, muitas vezes difíceis de serem digeridas (como alterações climáticas), convergidas em uma experiência estética, uma sensibilização após uma barreira racional e realmente toca como pessoas. É mais fácil ignorar estatísticas do que ignorar imagens e sensações. Quando uma arte representa uma relação perturbada da sociedade com a natureza, fica explícita a urgência da ação.             


Uma arte é realmente transformadora!


Agora vamos criar!


Use jornais de revistas, revistas ou outros materiais e crie sua própria arte, tendo como base todas as informações que você comprou ao ler os textos acima. Seja criativo e instigue uma sociedade, uma política ou desrespeito ao meio ambiente.                 


OBS: Muito capricho e dedicação.


Bom trabalho e boa semana!


Nenhum comentário:

Postar um comentário