AULAS - 8ºB

SEMANA 4 PET 2
AULA 10


Design

 

Design refere-se a concepção de um objeto, utensílio, móveis, embalagens, publicidade, dentre outras, planejando-o sua forma e funcionalidade. Tudo que está ao nosso redor tem um designer, que pode ser mais simples ou mais arrojado. O design pode ser utilizado de maneira artística, tanto no cotidiano, como peças de decoração, quanto produto artístico para apreciação. Por isso, em algumas situações, os designers dos produtos estão ligados a algum conceito ou ideia que o artista idealizou.

Escada Santos Dumont


Santos Dumont, o brasileiro inventor do avião, era muito supersticioso e criou uma escada que  é possível começar a subir ou descer com o  direito. Você conhece a expressão “começar com o  direito”? Essa expressão quer dizer que se começar com o  direito tudo irá dar certo, por isso ele criou essa escada para nunca começar com o  que “dá azar” (O PÉ ESQUERDO)


Copo Coca-Cola

 A marca de refrigerantes durante alguns anos foi patrocinadora oficial da Copa do Mundo de Futebol da FIFA. Em uma das edições, foi criado um copo cujo designer possuía formato similar à da taça recebida pelo vencedores da competição.

Cadeira Salsa de Pedro Paulo Franco

 

O artista recriou um par de cadeiras clássicas dando a elas um conceito inspirado em contos de fadas: cadeiras dançantes. As cadeiras podem ser usadas normalmente, mas tem essa concepção artística-conceitual.



1 —Pense em um objeto que você usa com frequência:  ______________
2   —   Imagine mudanças que você faria para que ele expresse uma ideia ou um conceito. Não se preocupe se essa mudança alterar totalmente o objeto; lembre-se que o design de um produto pode ser para decoração ou um objeto de arte.

3 —   Desenhe o objeto com as mudanças idealizadas no espaço abaixo e  um título para sua criação.

—   Quais são as ideias e/ou conceitos presentes em sua criação?


Caro(a) estudante! Chegamos ao fim de uma trilha de aprendizagens composta por quatro semanas. Espero que você tenha aprendido muito. Guarde suas anotações e atividades para compartilhá-las com seu professor e colegas no retorno às aulas. Até a próxima...



SEMANA 3 PET 2
AULA 9

Cerâmica do Povo Xakriabá

 

A  cerâmica  e uma  técnica  utilizada  por  diversos  povos  em  todo  mundo  desde  a  Antiguidade.  Como as cerâmicas  são  produzidas  com  diferentes  tipos  de  barros,  sendo  a  argila  a  mais  predominante. Apos  um  modelagem  do  barro  com  o formato desejado, o objeto e queimado em fornos específicos para assar cerâmicas,  em  altíssima  temperatura.  Após  passar  pelo fogo, ou barro fica resistente  e pronto para ser usado. Como Cerâmicas podem ser feitas tanto para serem usadas no cotidiano (copos, pratos, bules, etc.), quanto para decoração.                

Em Minas Gerais, o  Povo  Xakriabá  tem  em sua cultura a prática de produção de cerâmica.  Trata-se de Uma Etnia Indígena Localizada no Norte de Minas Gerais, Fazer Lado Esquerdo Fazer Rio São Francisco, Próximo à Bahia. A comunidade tem resgatado uma prática cerâmica, demonstrando  o  quanto  ela é  importante. Desse  modo, os  ensinamentos de  produção de cerâmica estão  presentes na escola, tanto para crianças quanto para adolescentes. Os Adultos tem à disposição Espaços Culturais Dentro do Território Xacriabá para Produzir Cerâmicas.                     


1     -     Pesquise  quais  são  os  tipos  de  cerâmica  existentes.

2       -    Algum  Desses  Tipos  E  Produzido  em  SUA  Cidade  OU  Região?  Se  sim,  quem de  como  Produz?

3 - Com  Ajuda  de  SEUS  pais / responsaveis,  observe  se  em  SUA  Casa  TEM  Alguma  cerâmica.  Escreva abaixo  qual  é  o  objeto,  qual  o  tipo  de  cerâmica  e  se  é  usado  no  cotidiano  ou  decorativo.

OBJETO

TIPO DE CERÂMICA

UTILIDADE

1
2)
3)
4)


SEMANA 2 PET 2
AULA 8
 

Em algumas Técnicas das Artes Visuais se Faz o USO da materialidade para concretizar Obras. OU SEJA, recorre-se a materiais Diversos (pedra, madeira, papel, tinta, ferro, barro, Folhas, Vidro, etc.)  para Compo-las. As obras podem ser classificadas como bidimensionais ou tridimensionais.                                      

 

Bidimensional:  Uma pintura ou desenho é considerado  bidimensional  quando ocupa duas dimensões no espaço, isto é, altura e largura. Essa Técnica PODE Ser utilizada em Desenhos,  recortes e colagens planas, montagens planas e pinturas.                     

 

Tridimensional : Uma pintura ou  desenho  é considerado tridimensional quando ocupa três dimensões no espaço ou seja, altura, largura e profundidade. Essa tecnica PODE SER utilizadas Como  Esculturas, a Elaboração de Modelagens, armaçoes, papelagens e pietagens.                      

 

1     -     Analise como imagens e classifique-as como      bidimensional  ou  tridimensional



Indique qual é uma  técnica necessária .    

 

DESENHO - CERÂMICA - ESCULTURA - ANIMAÇÃO

FIGURA 1

FIGURA 2
FIGURA 3

FIGURA 4


FIGURA 1_____________ TÉCNICA __________

FIGURA 2_____________ TÉCNICA __________
FIGURA 3_____________ TÉCNICA __________
FIGURA 4_____________ TÉCNICA __________

2 . Emsuaopinião,quaismateriaissãousadosemcadaobra?          

FIGURA 1 ___________________________

FIGURA 2 ___________________________

FIGURA 3____________________________

FIGURA 4____________________________



SEMANA 1 (PET2)

AULA 7

1     -     Leia as definições abaixo. Relacione as      

definições  Às  Imagens  e  DEPOIS  coloque OS Nomes  d como  Imagens  uma  tecnica AO  Nome das  Obras.  


uma. Técnica de aplicar pigmento em  forma de  pastosa, líquido ou em pó em uma superfície, um fim de cor.

b. É uma técnica que utiliza uma matriz para  produzir uma imagem.          

Essa técnica é muito semelhante ao carimbo    

c. Arte que mostra a criação de formas plásticas em volumes ou  relevos,  seja pela modelagem de substâncias maleáveis  e / ou  moldáveis, seja pelo desbaste de criaturas.

d. Fotogramas desenhados ou de computação gráfica que são repetidos com pequenas modificações, gerando uma  sequência de imagens       

em movimento. 





ANIMAÇÃO

Filme Moana (Disney)

GRAVURA

Xilogravura de Cordel

PINTURA

Abaporu - Tarsila do Amaral

ESCULTURA

Carranca


2  -   Escolha uma das técnicas acima e realize 

uma  pesquisa  sobre  outras  informações  sobre essa  técnica. Você  pode utilizar seu livro didático, dicionários, conversar com pais / funcionários, amigos, vizinhos, pais e, se possível,       

consultar  uma  internet.

     3  - Indique Alguns Exemplos de Obras IMPORTANTES that 

foram  feitas  com  uma  técnica  de  pintura que  você  

escolheu.





SEMANA 6

AULA 6


A Origem do Teatro no Brasil


O teatro brasileiro teve sua origem no século XVI, em 1564, quando o Brasil passou a ser colônia de Portugal. Os padres da chamada companhia de Jesus, os Jesuítas, vieram para catequizar os índios, e com isso trouxeram suas influências culturais como a literatura e o teatro. Este então foi usado como instrumento pedagógico, em princípio para a educação religiosa, já que os índios tinham uma tendência natural para a música e a dança, e sendo assim os Jesuítas se utilizaram de elementos da cultura indígena e perceberam no teatro o método mais eficaz como instrumento de "civilização". Pelo fascínio da imagem representativa, o teatro era muito mais eficaz do que um sermão, por exemplo. Nota-se, portanto, que a origem do teatro no Brasil é religiosa, assim como boa parte das manifestações culturais. Nessa época o Padre Anchieta era o responsável pela autoria das peças, ele escreveu alguns Autos como "Na festa de São Lourenço", também conhecido como "Mistério de Jesus", e o "Auto da Pregação Universal", escrito entre 1567 e 1570, e representado em várias regiões do Brasil, por vários anos. No entanto, o principal objetivo era a catequese, por isso com esses elementos também estavam os dogmas da Igreja Católica. Sendo assim, as comédias e tragédias eram pouco representadas. A opção ficava com os autos sacramentais, que tinham caráter dramático, e, portanto, estavam impregnadas de características religiosas. Até 1584 as peças eram escritas em tupi, português ou espanhol, quando então surgiu o latim. Os autos tinham sempre um fundo religioso, moral e didático, representados por personagens de demônios, santos, imperadores e algumas vezes apenas simbolismos, como o amor ou o temor a Deus. Os atores eram os índios domesticados, os futuros padres, os brancos e os mamelucos. Todos amadores, que atuavam de improviso nas peças apresentadas nas Igrejas, nas praças e nos colégios.


Elementos do teatro:

Uma peça teatral não é feita apenas pelos atores que aparecem no palco, outras pessoas também participam de uma peça e, mesmo que não apareçam, são fundamentais para que o espetáculo se realize.

Cenografia: Muito mais do que decoração e ornamentação, a cenografia é técnica, técnica de organizar todo o espaço onde as ações dramáticas são encenadas. A cenografia é parte importante do espetáculo, pois ela ambienta e ilustra o espaço/tempo materializando o imaginário e aproximando o público da representação.

Figurino: É um elemento importante da linguagem visual do espetáculo formado por, além das vestimentas, pelos acessórios. O figurino auxilia na compreensão do personagem, objetivos e características da história. Os figurinos e acessórios utilizados em cena devem ser sempre coerentes com o que o diretor queira.

Maquiagem: A maquiagem é parte da composição do espetáculo, é um instrumento fundamental que auxilia na criação do personagem e na transformação estética dos atores.

Sonoplastia: A sonoplastia é um som ou conjunto de sons que auxilia a enfatizar as cenas e ou as emoções dos atores. O sonoplasta trabalha os elementos sonoros ajudando a envolver o público na construção de imagens e sensações. As músicas e sons utilizados devem estar intimamente ligados ao que acontece na cena.

Iluminação: A iluminação pode dar ênfase a certos aspectos do cenário, pode estabelecer relações entre o ator e os objetos, pode enfatizar as expressões do ator, pode limitar o espaço de representação a um círculo de luz e muitos outros efeitos. A iluminação é muito importante para o teatro, pois através dela podemos ambientar a cena e ampliar as emoções nela exploradas.


ATIVIDADES

Depois de ter feito a leitura atenta dos textos e observado as imagens ilustrativas responda em seu caderno às seguintes perguntas. Lembre-se de que você pode consultar também o assunto em sites de pesquisa na internet. Cada pergunta possui, no início, o texto no qual ela foi tirada. Copie as perguntas e responda-as no caderno.

1.     Como o teatro no Brasil foi utilizado quando chegou ao Brasil?

2.     Quem era o principal autor da epóca?

3.    Quais são os elementos do teatro.

4.    Cite as características da cenografia e do figurino.


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SEMANA5

AULA 5


A Origem do Teatro:


A origem do teatro remonta ao homem primitivo e a todas as suas formas rituais. O teatro surgiu na Grécia, em Atenas, por volta de 650 a.C., e surgiu a partir das celebrações realizadas sobretudo, para o deus Dionísio, divindade das festas, fertilidade e vinho. O teatro, enquanto evento é um termo de origem grega que designa, simultaneamente, o conjunto de peças dramáticas para apresentação em público. É uma forma de arte na qual um ou vários atores apresentam uma determinada história, que desperta, na plateia, sentimentos variados. O teatro enquanto espaço, além de designar “a arte do espetáculo”, também se refere ao prédio onde podem se apresentar várias formas de arte.


Elementos teatrais:


Texto teatral: É a obra de ficção que deve conter no seu interior o seguinte esquema:

·    Apresentação.

·    Desenvolvimento.

·    Solução do conflito.

Esse processo construtivo sugere a ideia de unidade da ação, tempo e lugar. Estimulando o interesse do público.

A dramaturgia: Dramaturgia é a arte de escrever peças de teatro, sendo o dramaturgo a pessoa responsável pela composição dos textos.

Atores: São aqueles que materializam o texto através da ação, emprestando ao personagem fictício, sua voa e expressão.

Público: É o que assiste ao espetáculo. É o que vê a obra de arte.


EXERCICIO INTERPRETATIVO


Leia o resumo a seguir da peça teatral “Romeu e Julieta”, de William Shakespeare: Supostamente criada entre 1593 e 1594, a clássica peça Romeu e Julieta, de Shakespeare, atravessou gerações e gerações e tornou-se uma obra-prima da literatura ocidental. A história, passada em Verona, interior da Itália, tem como protagonistas os apaixonados Romeu Montecchio e Julieta Capuleto.

Verona é o palco do conflito histórico entre duas famílias tradicionais: os Montecchio e os Capuleto. Por um infortúnio do destino, Romeu, filho único da família Montecchio, e Julieta, filha única da família Capuleto, conhecem-se durante um baile de máscaras e apaixonam-se perdidamente. Romeu já estava enamorado de Rosalina quando conheceu a filha da família rival. Encantado pela moça desmanchou o compromisso que tinha com Rosalina e fez de tudo para ficar com a sua alma gêmea. Julieta também tinha planos futuros com Páris, um rapaz de nome em Verona, no entanto, abandona todos os desejos da família para seguir o seu coração. A passagem mais lembrada da peça é aquela presente na cena II do Ato II. Romeu vai até o jardim dos Capuleto e fala com a sua amada, que se encontra na sacada:

ROMEU: “_Só ri das cicatrizes quem nunca foi ferido...” (Julieta aparece na sacada de uma janela) “_Silêncio! Que luz é aquela na janela? É o sol nascente, é Julieta que surge! Desperte, sol, e mate a lua ciumenta, que está pálida e doente de tristeza, pois vê que você é mais perfeita que ela! Deixe de servi-la, já que ela é tão invejosa! Seu manto é esverdeado e triste como a túnica dos dementes: jogue-o fora! É minha dama, é o meu amor. Se ela ao menos soubesse!... Está falando ou não? Seus olhos falam... Respondo ou não? Sou muito ousado... não é a mim que ela fala. Duas estrelas devem ter emprestado o brilho a seu olhar. E se fosse o contrário? Seus olhos no céu, e os astros seriam apagados, como o dia faz com a luz das velas. E tanta claridade se espalharia no céu, que os pássaros cantariam, pensando que era dia com luar. Como ela apoia seu rosto na mão! Como eu queria ser uma luva em sua mão, para poder tocar aquela face!

JULIETA: “_ Ai de mim!”.


ROMEU: “_Ela está falando!... Fale de novo, anjo brilhante, anjo glorioso no alto desta noite, que faz os mortais arregalarem os olhos e torcerem o pescoço para vê-lo, quando cavalga as nuvens preguiçosas e veleja pelo ar sereno.

JULIETA: “_Romeu! Romeu! Por que você é Romeu? Negue seu pai, renuncie a seu nome. Ou, se não quiser, basta me jurar amor, e deixarei de ser uma Capuleto”.

Juntos, Romeu e Julieta vivem um amor proibido e idealizado, condenado pela família de

ambos. Casam-se às escondidas, a celebração é realizada pelo Frei Lourenço, um confidente de Romeu. Por uma briga que acaba gerando a morte de Teobaldo (primo de Julieta) e Mercúrio (amigo de Romeu), o príncipe de Verona resolve exilar Romeu. Desesperada com a partida do amado, Julieta pede auxílio ao frade franciscano que realizou o casamento.

A ideia do frade é que Julieta tome uma poção que faça com que ela pareça morta. Romeu, ao receber a notícia da suposta morte da mulher, entra em desespero e compra uma substância para provocar a própria morte. Ao encontrar Julieta desacordada na cripta dos Capuleto, crê na morte da amada e toma o veneno que havia trazido. Julieta, ao acordar, descobre que o amado está morto e, com um punhal, também dá cabo da própria vida.

A história de amor é trágica, o único consolo que resta ao leitor é saber que, após as catastróficas mortes dos protagonistas, as famílias Montecchio e Capuleto decidem fazer um acordo de paz.

1. Depois de ter lido o resumo da peça teatral de William Shakespeare e conhecido o seu final trágico, reescreva em seu caderno um final feliz para o casal Romeu e Julieta. Seja criativo. Escreva, no máximo, 10 linhas contado como seria se Romeu e Julieta não tivessem se matado no fim da história.


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SEMANA 4

AULA 4


A ARTE EM 

“ O MÁGICO DE OZ”


 

“O Mágico de Oz” é um obra ficcional da literatura infantil que apresenta a história de Dorothy, uma garota órfã que mora com os tios em uma fazenda.

Devido a um forte ciclone, a jovem foi parar em uma terra encantada e sua tentativa de voltar para casa envolve uma série de aventuras ao passo em que ela faz novos amigos um tanto diferentes, como o Espantalho, o Homem de Lata, o Leão Covarde e o grande Mágico de Oz.

 

Análise da obra “O Mágico de Oz”

 

Publicado em 1900, “O Mágico de Oz” foi escrito por L. Frank Baum e é o primeiro de uma série de catorze livros que relata as aventuras da menina Dorothy na fantástica Terra de Oz, tornando-se um clássico da literatura entre crianças, jovens e adultos.

 

Oz foi originalmente uma criação de Baum. Depois de seu falecimento outros escritores escreveram mais 26 outros livros sobre a Terra de Oz, acrescentando suas próprias criações e aventuras.

Considerada um best-seller ao longo de todo o século XX, traduzido para praticamente todos os idiomas, o livro sempre foi comparado a obra de Lewis Carroll, “Alice no País das Maravilhas”.

 

L. Frank Baum sempre defendeu que a leitura de livros infantis não deveria despertar tristeza ou sentimento ruim no leitor. Apesar da existência de bruxas más e enrascadas na sua história, ele não estimula a maldade, a vingança e o sofrimento.

 

Mesmo com enredo fantasioso, é possível detectar representações sociais na obra. Os amigos de Dorothy podem ser apenas um Espantalho, um Lenhador de Lata e o Leão Covarde para as crianças, porém para os adultos podem representar a inteligência, a bondade e a coragem. Além disso, indicam os três reinos da natureza: animal, vegetal e mineral.

 

Esta obra é tão famosa que conseguimos encontrá-la em diversos formatos e linguagens artísticas como : Livro, Cimena, Teatro, Espetáculos de Dança, pinturas e até Revista em Quadrinhos.


 

 

 

 

Com base nos textos e nas imagens responda:

 

 

01 – Você já conhecia a obra “ O Mágico de OZ”? O que mais lhe chama a atenção nas imagens acima?

 

 

 

 

 

02– O Mágico de OZ é uma importante obra literária. Ela permite apenas uma forma de linguagem? Porquê?

 

 

 

 

03  - Cite algumas das possibilidades de manifestação artística que podem ser executadas através da obra “O Mágico de OZ”.

 

 

 

 

04  - Vamos criar? Agora que você já conhece a obra e tem referências através de imagens, crie uma nova história em quadrinhos contando um pouco sobre possíveis aventuras da Dorothy e seus amigos em tempos de pandemia. Seja criativo, busque outras referências e tenha bastate capricho!

 

 

 

Saiba mais! Caso tenha interesse em ler o livro acesse o link abaixo:

http://sjose.com.br/download/bruno/O%20Magico%20De%20Oz%20-%20Lyman%20Frank%20Baum.pdf

 

 

Bom trabalho e boa semana!


SEMANA 3

AULA 3


UMA INDÚSTRIA ARTE NA SOCIEDADE


Arte & Sociedade


A arte deste século entrou em contato com fatos novos, muitos diferentes das transformações culturais que as sociedades vinham realizando ao longo do tempo.


·  Revolução industrial (seção XVIII) - surgimento de máquinas que permitam um amplo conhecimento ao homem;     

·    Usar o melhor tempo - fazer mais em menos  tempo;

·   Objetos produzidos industrialmente X Obras de  arte;


·  Uma obra de arte considerada “sagrada”, apenas criada em  museus.


O “fazer mecânico” atinge o “fazer artístico”


Uma medida em que a tecnologia invadiu os meios de produção, acabou provocando ou surgindo novas formas artísticas nas quais foi ultrapassada a rígida seleção entre objetos industrializados e obras de arte.

O progresso tecnológico que verificou nesse período bem como o desenvolvimento dessas duas  atividades na época mostra uma nova paixão do homem - Uma máquina que foi alterando profundamente a sociedade, modificando uma maneira de entender a arte e alterando o verdadeiro relacionamento com tal.

A primeira alteração que percebe dentre o momento artístico atual e a troca de acadêmicos pelos vanguardistas:

· Deixa de ser resultado “exclusivo” dos trabalhos da “mão do  artista”;

· Uma fotografia substitui uma pintura, assim o artista já não precisa mais usar como  mãos.

· A  fotografia  é  substituída  pela  cinematografia  e  todo  o  conjunto  de  procedimentos  químicos e mecânicos.

O produto final dessas novas artes, portanto, está relacionado ao “fazer mecânico”, e a arte parece então ligada à máquina, não apenas para exibição, como é o caso do cinema. Assim, o artista perde completamente o contato com o receptor de sua obra.


Filme Tempos Modernos


O filme “tempos modernos (1936)”, protagonizado pelo eterno Charlie Chaplin, mostra uma sociedade de consumo real extinguindo um manual de arte, onde velocidade e movimento são indissociáveis ​​na vida moderna. Ser uma arte capaz de reproduzir-los é talvez um aspecto mais contemporâneo ao cinema e a maior fonte de seu encanto.



Resumo do filme: Tempos Modernos


O filme tempos modernos, mostra uma vida de operações com uma revolução industrial, em que houve uma passagem da produção artesanal, para uma produção em série. Os operacionais se submeteram a uma forma de produção em que não era mais um acordo com suas condições e psicológicas, mas sim uma forma de produção que visava maior lucro  independente das condições de seus trabalhadores.


Chaplin vivia ou personagem Carlitos, que era trabalhador em uma grande indústria, fazia seu trabalho sempre a mesma coisa, diferenciando os dias de hoje em que mercado de trabalho quer profissionais polivalentes, mesmo realizando  sempre  a  mesma  atividade,  ou  mercado que  exige essa profissional conheça o produto final e outras diversas atividades dentro da indústria.           


Não apenas Carlitos, como muitos outros operadores exploram dentro das fábricas devido a busca de  lucros pelos consumidores , fazendo  com  que  eles  façam  suas  atividades  muito  mais  rápidas  para  obter  um  produto  final  em  menos tempo, fazendo seu trabalho de acordo com uma máquina.


Na  realização  de  sempre  a  mesma  atividade,  Carlitos  teve  um  colapso  nervoso,  não  conseguiu  mais  parar  de  fazer  os movimentos que eram executados muito rapidamente na fábrica, sendo levado a um hospital. Apos Carlitos Sair fazer curado hospital,  Encontra  uma  fábrica  fechada,  e  Ao  buscar  Outro  Emprego  E  confundido  com  Líder  comunista  e  vai  para  Cadeia. Na cadeia ele frustrou uma tentativa de fuga de outros presos e liberou-se da prisão conseguindo uma carta de recomendação  por  uma  autoridade.  Porem,  MESMO  COM  Uma  boa  Recomendação,  Carlitos  Não  conseguia  se  Manter  em OUTRO EMPREGO, POIS na Fabrica em Que trabalhava, era alienado Fazendo sempre o MESMO Trabalho, desta forma Não Sabia Fazer Mais nada Além de apertar  Parafusos.


Carlitos para conseguir outro emprego, para executar uma tarefa fácil de encontrar um pedaço de madeira parecido com que possui em mãos, tarefa tão fácil quanto abrir os parafusos, mas não usar raciocínio, essa tarefa causou desastrosas. Não consegui assim outro emprego, Carlitos fez tudo para voltar para a prisão.


Retratado em filme, uma sociedade no caos, Carlitos conheceu uma moça que vivia em grande miséria, roubou comida para sobreviver, não tinha mãe e seu pai estava desempregado, seu pai foi morto, mostrando também uma violência nas ruas na época. Para não ir para um abrigo, ou adotar ela foge.


Carlitos  Ao  Conseguir  Emprego  de  volta  na  fabrica,  logotipo  DEPOIS  OS  Funcionários  Entram  em  greve  Novamente,  um e  em  Meio à Confusão Ao Jogar Sem Querer Uma pedra em hum policial, Carlitos E preso  Novamente.


Ao Sair da Prisão,Carlitos se Encontra Novamente com hum Jovem, que havia conseguido Emprego Como dançarina em hum restaurante Exibindo O Trabalho infantil Até MESMO noturno em que Hoje existem leis a Serem seguidas Mediante Contratação de menor. Retratando também nessa parte Fazer Filme Uma Inserção da mulher no Mercado de Trabalho. UMA                                    jovem consegue também um emprego em um restaurante para Carlitos, mas é jovem como vagabunda, foi procurada pela polícia, mas conseguiu fugir com Carlitos. 


Como considerações e manifestações dos empregados eram agressivamente reprimidas pelas autoridades, defendendo dessa forma os interesses capitalistas. Mas a Partir de greves Hoje existem Melhores remunerações, diminuição da jornada                de Trabalho e Melhores condições para o trabalhador. 


 Saiba mais: Caso tenha interesse em assistir ao filme acesse este link: https://www.youtube.com/watch?v=ol9j8tFVOO8 



Leia, analise criticamente os textos e imagens acima e responda:


01 - Quais são as mudanças ocorridas na arte após o processo de evolução industrial?

02- O que você percebe de positivo e negativo neste processo de industrialização das artes?

03- Você já teve conhecimento do filme “Tempos Modernos”? Após ler o resumo ou assistir a um filme que você consegue perceber?

04 - Para você usar a linguagem do cinema, pode ser usado como uma ferramenta de questionamento e criação? Porque?

 05 - Muito bem! Agora, para você, assista a filmes variados e tente entender o que são mensagens, questionamentos e ideais que deseja transmitir. Anote e guarde no caderno!

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