Design
Escada Santos Dumont
Santos Dumont, o brasileiro inventor do avião, era muito supersticioso e criou uma escada que só é possível começar a subir ou descer com o pé direito. Você conhece a expressão “começar com o pé direito”? Essa expressão quer dizer que se começar com o pé direito tudo irá dar certo, por isso ele criou essa escada para nunca começar com o pé que “dá azar” (O PÉ ESQUERDO)
Copo Coca-Cola
A marca de refrigerantes durante alguns anos foi patrocinadora oficial da Copa do Mundo de Futebol da FIFA. Em uma das edições, foi criado um copo cujo designer possuía formato similar à da taça recebida pelo vencedores da competição.
Cadeira Salsa de Pedro Paulo Franco
3 — Desenhe o objeto com as mudanças idealizadas no espaço abaixo e dê um título para sua criação.
4 — Quais são as ideias e/ou conceitos presentes em sua criação?
Caro(a) estudante! Chegamos ao fim de uma trilha de aprendizagens composta por quatro semanas. Espero que você tenha aprendido muito. Guarde suas anotações e atividades para compartilhá-las com seu professor e colegas no retorno às aulas. Até a próxima...
Cerâmica do Povo Xakriabá
A cerâmica e uma técnica utilizada por diversos povos em todo mundo desde a Antiguidade. Como as cerâmicas são produzidas com diferentes tipos de barros, sendo a argila a mais predominante. Apos um modelagem do barro com o formato desejado, o objeto e queimado em fornos específicos para assar cerâmicas, em altíssima temperatura. Após passar pelo fogo, ou barro fica resistente e pronto para ser usado. Como Cerâmicas podem ser feitas tanto para serem usadas no cotidiano (copos, pratos, bules, etc.), quanto para decoração.
Em Minas Gerais, o Povo Xakriabá tem em sua cultura a prática de produção de cerâmica. Trata-se de Uma Etnia Indígena Localizada no Norte de Minas Gerais, Fazer Lado Esquerdo Fazer Rio São Francisco, Próximo à Bahia. A comunidade tem resgatado uma prática cerâmica, demonstrando o quanto ela é importante. Desse modo, os ensinamentos de produção de cerâmica estão presentes na escola, tanto para crianças quanto para adolescentes. Os Adultos tem à disposição Espaços Culturais Dentro do Território Xacriabá para Produzir Cerâmicas.
1 - Pesquise quais são os tipos de cerâmica existentes.
2 - Algum Desses Tipos E Produzido em SUA Cidade OU Região? Se sim, quem de como Produz?
3 - Com Ajuda de SEUS pais / responsaveis, observe se em SUA Casa TEM Alguma cerâmica. Escreva abaixo qual é o objeto, qual o tipo de cerâmica e se é usado no cotidiano ou decorativo.
OBJETO | TIPO DE CERÂMICA | UTILIDADE |
Em algumas Técnicas das Artes Visuais se Faz o USO da materialidade para concretizar Obras. OU SEJA, recorre-se a materiais Diversos (pedra, madeira, papel, tinta, ferro, barro, Folhas, Vidro, etc.) para Compo-las. As obras podem ser classificadas como bidimensionais ou tridimensionais.
Bidimensional: Uma pintura ou desenho é considerado bidimensional quando ocupa duas dimensões no espaço, isto é, altura e largura. Essa Técnica PODE Ser utilizada em Desenhos, recortes e colagens planas, montagens planas e pinturas.
Tridimensional : Uma pintura ou desenho é considerado tridimensional quando ocupa três dimensões no espaço ou seja, altura, largura e profundidade. Essa tecnica PODE SER utilizadas Como Esculturas, a Elaboração de Modelagens, armaçoes, papelagens e pietagens.
1 - Analise como imagens e classifique-as como bidimensional ou tridimensional .
Indique qual é uma técnica necessária .
DESENHO - CERÂMICA - ESCULTURA - ANIMAÇÃO
2 . Emsuaopinião,quaismateriaissãousadosemcadaobra?
FIGURA 1 ___________________________
FIGURA 2 ___________________________
FIGURA 3____________________________
FIGURA 4____________________________
SEMANA 1 (PET2)
AULA 7
1 - Leia as definições abaixo. Relacione as
definições Às Imagens e DEPOIS coloque OS Nomes d como Imagens uma tecnica AO Nome das Obras.
uma. Técnica de aplicar pigmento em forma de pastosa, líquido ou em pó em uma superfície, um fim de cor.
b. É uma técnica que utiliza uma matriz para produzir uma imagem.
Essa técnica é muito semelhante ao carimbo
c. Arte que mostra a criação de formas plásticas em volumes ou relevos, seja pela modelagem de substâncias maleáveis e / ou moldáveis, seja pelo desbaste de criaturas.
d. Fotogramas desenhados ou de computação gráfica que são repetidos com pequenas modificações, gerando uma sequência de imagens
em movimento.
ANIMAÇÃO
Filme Moana (Disney)
GRAVURA
Xilogravura de Cordel
PINTURA
Abaporu - Tarsila do Amaral
ESCULTURA
Carranca
2 - Escolha uma das técnicas acima e realize
uma pesquisa sobre outras informações sobre essa técnica. Você pode utilizar seu livro didático, dicionários, conversar com pais / funcionários, amigos, vizinhos, pais e, se possível,
consultar uma internet.
3 - Indique Alguns Exemplos de Obras IMPORTANTES that
foram feitas com uma técnica de pintura que você
escolheu.
SEMANA 6
AULA 6
A Origem do Teatro no Brasil
O teatro brasileiro teve sua origem no século XVI, em 1564, quando o Brasil passou a ser colônia de Portugal. Os padres da chamada companhia de Jesus, os Jesuítas, vieram para catequizar os índios, e com isso trouxeram suas influências culturais como a literatura e o teatro. Este então foi usado como instrumento pedagógico, em princípio para a educação religiosa, já que os índios tinham uma tendência natural para a música e a dança, e sendo assim os Jesuítas se utilizaram de elementos da cultura indígena e perceberam no teatro o método mais eficaz como instrumento de "civilização". Pelo fascínio da imagem representativa, o teatro era muito mais eficaz do que um sermão, por exemplo. Nota-se, portanto, que a origem do teatro no Brasil é religiosa, assim como boa parte das manifestações culturais. Nessa época o Padre Anchieta era o responsável pela autoria das peças, ele escreveu alguns Autos como "Na festa de São Lourenço", também conhecido como "Mistério de Jesus", e o "Auto da Pregação Universal", escrito entre 1567 e 1570, e representado em várias regiões do Brasil, por vários anos. No entanto, o principal objetivo era a catequese, por isso com esses elementos também estavam os dogmas da Igreja Católica. Sendo assim, as comédias e tragédias eram pouco representadas. A opção ficava com os autos sacramentais, que tinham caráter dramático, e, portanto, estavam impregnadas de características religiosas. Até 1584 as peças eram escritas em tupi, português ou espanhol, quando então surgiu o latim. Os autos tinham sempre um fundo religioso, moral e didático, representados por personagens de demônios, santos, imperadores e algumas vezes apenas simbolismos, como o amor ou o temor a Deus. Os atores eram os índios domesticados, os futuros padres, os brancos e os mamelucos. Todos amadores, que atuavam de improviso nas peças apresentadas nas Igrejas, nas praças e nos colégios.
Elementos do teatro:
Uma peça teatral não é feita apenas pelos atores que aparecem no palco, outras pessoas também participam de uma peça e, mesmo que não apareçam, são fundamentais para que o espetáculo se realize.
Cenografia: Muito mais do que decoração e ornamentação, a cenografia é técnica, técnica de organizar todo o espaço onde as ações dramáticas são encenadas. A cenografia é parte importante do espetáculo, pois ela ambienta e ilustra o espaço/tempo materializando o imaginário e aproximando o público da representação.
Figurino: É um elemento importante da linguagem visual do espetáculo formado por, além das vestimentas, pelos acessórios. O figurino auxilia na compreensão do personagem, objetivos e características da história. Os figurinos e acessórios utilizados em cena devem ser sempre coerentes com o que o diretor queira.
Maquiagem: A maquiagem é parte da composição do espetáculo, é um instrumento fundamental que auxilia na criação do personagem e na transformação estética dos atores.
Sonoplastia: A sonoplastia é um som ou conjunto de sons que auxilia a enfatizar as cenas e ou as emoções dos atores. O sonoplasta trabalha os elementos sonoros ajudando a envolver o público na construção de imagens e sensações. As músicas e sons utilizados devem estar intimamente ligados ao que acontece na cena.
Iluminação: A iluminação pode dar ênfase a certos aspectos do cenário, pode estabelecer relações entre o ator e os objetos, pode enfatizar as expressões do ator, pode limitar o espaço de representação a um círculo de luz e muitos outros efeitos. A iluminação é muito importante para o teatro, pois através dela podemos ambientar a cena e ampliar as emoções nela exploradas.
ATIVIDADES
Depois de ter feito a leitura atenta dos textos e observado as imagens ilustrativas responda em seu caderno às seguintes perguntas. Lembre-se de que você pode consultar também o assunto em sites de pesquisa na internet. Cada pergunta possui, no início, o texto no qual ela foi tirada. Copie as perguntas e responda-as no caderno.
1. Como o teatro no Brasil foi utilizado quando chegou ao Brasil?
2. Quem era o principal autor da epóca?
3. Quais são os elementos do teatro.
4. Cite as características da cenografia e do figurino.
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SEMANA5
AULA 5
A Origem do Teatro:
A origem do teatro remonta ao homem primitivo e a todas as suas formas rituais. O teatro surgiu na Grécia, em Atenas, por volta de 650 a.C., e surgiu a partir das celebrações realizadas sobretudo, para o deus Dionísio, divindade das festas, fertilidade e vinho. O teatro, enquanto evento é um termo de origem grega que designa, simultaneamente, o conjunto de peças dramáticas para apresentação em público. É uma forma de arte na qual um ou vários atores apresentam uma determinada história, que desperta, na plateia, sentimentos variados. O teatro enquanto espaço, além de designar “a arte do espetáculo”, também se refere ao prédio onde podem se apresentar várias formas de arte.
Elementos teatrais:
Texto teatral: É a obra de ficção que deve conter no seu interior o seguinte esquema:
· Apresentação.
· Desenvolvimento.
· Solução do conflito.
Esse processo construtivo sugere a ideia de unidade da ação, tempo e lugar. Estimulando o interesse do público.
A dramaturgia: Dramaturgia é a arte de escrever peças de teatro, sendo o dramaturgo a pessoa responsável pela composição dos textos.
Atores: São aqueles que materializam o texto através da ação, emprestando ao personagem fictício, sua voa e expressão.
Público: É o que assiste ao espetáculo. É o que vê a obra de arte.
EXERCICIO INTERPRETATIVO
Leia o resumo a seguir da peça teatral “Romeu e Julieta”, de William Shakespeare: Supostamente criada entre 1593 e 1594, a clássica peça Romeu e Julieta, de Shakespeare, atravessou gerações e gerações e tornou-se uma obra-prima da literatura ocidental. A história, passada em Verona, interior da Itália, tem como protagonistas os apaixonados Romeu Montecchio e Julieta Capuleto.
Verona é o palco do conflito histórico entre duas famílias tradicionais: os Montecchio e os Capuleto. Por um infortúnio do destino, Romeu, filho único da família Montecchio, e Julieta, filha única da família Capuleto, conhecem-se durante um baile de máscaras e apaixonam-se perdidamente. Romeu já estava enamorado de Rosalina quando conheceu a filha da família rival. Encantado pela moça desmanchou o compromisso que tinha com Rosalina e fez de tudo para ficar com a sua alma gêmea. Julieta também tinha planos futuros com Páris, um rapaz de nome em Verona, no entanto, abandona todos os desejos da família para seguir o seu coração. A passagem mais lembrada da peça é aquela presente na cena II do Ato II. Romeu vai até o jardim dos Capuleto e fala com a sua amada, que se encontra na sacada:
ROMEU: “_Só ri das cicatrizes quem nunca foi ferido...” (Julieta aparece na sacada de uma janela) “_Silêncio! Que luz é aquela na janela? É o sol nascente, é Julieta que surge! Desperte, sol, e mate a lua ciumenta, que está pálida e doente de tristeza, pois vê que você é mais perfeita que ela! Deixe de servi-la, já que ela é tão invejosa! Seu manto é esverdeado e triste como a túnica dos dementes: jogue-o fora! É minha dama, é o meu amor. Se ela ao menos soubesse!... Está falando ou não? Seus olhos falam... Respondo ou não? Sou muito ousado... não é a mim que ela fala. Duas estrelas devem ter emprestado o brilho a seu olhar. E se fosse o contrário? Seus olhos no céu, e os astros seriam apagados, como o dia faz com a luz das velas. E tanta claridade se espalharia no céu, que os pássaros cantariam, pensando que era dia com luar. Como ela apoia seu rosto na mão! Como eu queria ser uma luva em sua mão, para poder tocar aquela face!
JULIETA: “_ Ai de mim!”.
ROMEU: “_Ela está falando!... Fale de novo, anjo brilhante, anjo glorioso no alto desta noite, que faz os mortais arregalarem os olhos e torcerem o pescoço para vê-lo, quando cavalga as nuvens preguiçosas e veleja pelo ar sereno.
JULIETA: “_Romeu! Romeu! Por que você é Romeu? Negue seu pai, renuncie a seu nome. Ou, se não quiser, basta me jurar amor, e deixarei de ser uma Capuleto”.
Juntos, Romeu e Julieta vivem um amor proibido e idealizado, condenado pela família de
ambos. Casam-se às escondidas, a celebração é realizada pelo Frei Lourenço, um confidente de Romeu. Por uma briga que acaba gerando a morte de Teobaldo (primo de Julieta) e Mercúrio (amigo de Romeu), o príncipe de Verona resolve exilar Romeu. Desesperada com a partida do amado, Julieta pede auxílio ao frade franciscano que realizou o casamento.
A ideia do frade é que Julieta tome uma poção que faça com que ela pareça morta. Romeu, ao receber a notícia da suposta morte da mulher, entra em desespero e compra uma substância para provocar a própria morte. Ao encontrar Julieta desacordada na cripta dos Capuleto, crê na morte da amada e toma o veneno que havia trazido. Julieta, ao acordar, descobre que o amado está morto e, com um punhal, também dá cabo da própria vida.
A história de amor é trágica, o único consolo que resta ao leitor é saber que, após as catastróficas mortes dos protagonistas, as famílias Montecchio e Capuleto decidem fazer um acordo de paz.
1. Depois de ter lido o resumo da peça teatral de William Shakespeare e conhecido o seu final trágico, reescreva em seu caderno um final feliz para o casal Romeu e Julieta. Seja criativo. Escreva, no máximo, 10 linhas contado como seria se Romeu e Julieta não tivessem se matado no fim da história.
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SEMANA 4
AULA 4
A ARTE EM
“ O MÁGICO DE OZ”
“O Mágico de Oz” é um obra ficcional da literatura infantil que apresenta a história de Dorothy, uma garota órfã que mora com os tios em uma fazenda.
Devido a um forte ciclone, a jovem foi parar em uma terra encantada e sua tentativa de voltar para casa envolve uma série de aventuras ao passo em que ela faz novos amigos um tanto diferentes, como o Espantalho, o Homem de Lata, o Leão Covarde e o grande Mágico de Oz.
Análise da obra “O Mágico de Oz”
Publicado em 1900, “O Mágico de Oz” foi escrito por L. Frank Baum e é o primeiro de uma série de catorze livros que relata as aventuras da menina Dorothy na fantástica Terra de Oz, tornando-se um clássico da literatura entre crianças, jovens e adultos.
Oz foi originalmente uma criação de Baum. Depois de seu falecimento outros escritores escreveram mais 26 outros livros sobre a Terra de Oz, acrescentando suas próprias criações e aventuras.
Considerada um best-seller ao longo de todo o século XX, traduzido para praticamente todos os idiomas, o livro sempre foi comparado a obra de Lewis Carroll, “Alice no País das Maravilhas”.
L. Frank Baum sempre defendeu que a leitura de livros infantis não deveria despertar tristeza ou sentimento ruim no leitor. Apesar da existência de bruxas más e enrascadas na sua história, ele não estimula a maldade, a vingança e o sofrimento.
Mesmo com enredo fantasioso, é possível detectar representações sociais na obra. Os amigos de Dorothy podem ser apenas um Espantalho, um Lenhador de Lata e o Leão Covarde para as crianças, porém para os adultos podem representar a inteligência, a bondade e a coragem. Além disso, indicam os três reinos da natureza: animal, vegetal e mineral.
Esta obra é tão famosa que conseguimos encontrá-la em diversos formatos e linguagens artísticas como : Livro, Cimena, Teatro, Espetáculos de Dança, pinturas e até Revista em Quadrinhos.
Com base nos textos e nas imagens responda:
01 – Você já conhecia a obra “ O Mágico de OZ”? O que mais lhe chama a atenção nas imagens acima?
02– O Mágico de OZ é uma importante obra literária. Ela permite apenas uma forma de linguagem? Porquê?
03 - Cite algumas das possibilidades de manifestação artística que podem ser executadas através da obra “O Mágico de OZ”.
04 - Vamos criar? Agora que você já conhece a obra e tem referências através de imagens, crie uma nova história em quadrinhos contando um pouco sobre possíveis aventuras da Dorothy e seus amigos em tempos de pandemia. Seja criativo, busque outras referências e tenha bastate capricho!
Saiba mais! Caso tenha interesse em ler o livro acesse o link abaixo:
http://sjose.com.br/download/bruno/O%20Magico%20De%20Oz%20-%20Lyman%20Frank%20Baum.pdf
Bom trabalho e boa semana!
SEMANA 3
AULA 3
UMA INDÚSTRIA ARTE NA SOCIEDADE
Arte & Sociedade
A arte deste século entrou em contato com fatos novos, muitos diferentes das transformações culturais que as sociedades vinham realizando ao longo do tempo.
· Revolução industrial (seção XVIII) - surgimento de máquinas que permitam um amplo conhecimento ao homem;
· Usar o melhor tempo - fazer mais em menos tempo;
· Objetos produzidos industrialmente X Obras de arte;
· Uma obra de arte considerada “sagrada”, apenas criada em museus.
O “fazer mecânico” atinge o “fazer artístico”
Uma medida em que a tecnologia invadiu os meios de produção, acabou provocando ou surgindo novas formas artísticas nas quais foi ultrapassada a rígida seleção entre objetos industrializados e obras de arte.
O progresso tecnológico que verificou nesse período bem como o desenvolvimento dessas duas atividades na época mostra uma nova paixão do homem - Uma máquina que foi alterando profundamente a sociedade, modificando uma maneira de entender a arte e alterando o verdadeiro relacionamento com tal.
A primeira alteração que percebe dentre o momento artístico atual e a troca de acadêmicos pelos vanguardistas:
· Deixa de ser resultado “exclusivo” dos trabalhos da “mão do artista”;
· Uma fotografia substitui uma pintura, assim o artista já não precisa mais usar como mãos.
· A fotografia é substituída pela cinematografia e todo o conjunto de procedimentos químicos e mecânicos.
O produto final dessas novas artes, portanto, está relacionado ao “fazer mecânico”, e a arte parece então ligada à máquina, não apenas para exibição, como é o caso do cinema. Assim, o artista perde completamente o contato com o receptor de sua obra.
Filme Tempos Modernos
O filme “tempos modernos (1936)”, protagonizado pelo eterno Charlie Chaplin, mostra uma sociedade de consumo real extinguindo um manual de arte, onde velocidade e movimento são indissociáveis na vida moderna. Ser uma arte capaz de reproduzir-los é talvez um aspecto mais contemporâneo ao cinema e a maior fonte de seu encanto.
Resumo do filme: Tempos Modernos
O filme tempos modernos, mostra uma vida de operações com uma revolução industrial, em que houve uma passagem da produção artesanal, para uma produção em série. Os operacionais se submeteram a uma forma de produção em que não era mais um acordo com suas condições e psicológicas, mas sim uma forma de produção que visava maior lucro independente das condições de seus trabalhadores.
Chaplin vivia ou personagem Carlitos, que era trabalhador em uma grande indústria, fazia seu trabalho sempre a mesma coisa, diferenciando os dias de hoje em que mercado de trabalho quer profissionais polivalentes, mesmo realizando sempre a mesma atividade, ou mercado que exige essa profissional conheça o produto final e outras diversas atividades dentro da indústria.
Não apenas Carlitos, como muitos outros operadores exploram dentro das fábricas devido a busca de lucros pelos consumidores , fazendo com que eles façam suas atividades muito mais rápidas para obter um produto final em menos tempo, fazendo seu trabalho de acordo com uma máquina.
Na realização de sempre a mesma atividade, Carlitos teve um colapso nervoso, não conseguiu mais parar de fazer os movimentos que eram executados muito rapidamente na fábrica, sendo levado a um hospital. Apos Carlitos Sair fazer curado hospital, Encontra uma fábrica fechada, e Ao buscar Outro Emprego E confundido com Líder comunista e vai para Cadeia. Na cadeia ele frustrou uma tentativa de fuga de outros presos e liberou-se da prisão conseguindo uma carta de recomendação por uma autoridade. Porem, MESMO COM Uma boa Recomendação, Carlitos Não conseguia se Manter em OUTRO EMPREGO, POIS na Fabrica em Que trabalhava, era alienado Fazendo sempre o MESMO Trabalho, desta forma Não Sabia Fazer Mais nada Além de apertar Parafusos.
Carlitos para conseguir outro emprego, para executar uma tarefa fácil de encontrar um pedaço de madeira parecido com que possui em mãos, tarefa tão fácil quanto abrir os parafusos, mas não usar raciocínio, essa tarefa causou desastrosas. Não consegui assim outro emprego, Carlitos fez tudo para voltar para a prisão.
Retratado em filme, uma sociedade no caos, Carlitos conheceu uma moça que vivia em grande miséria, roubou comida para sobreviver, não tinha mãe e seu pai estava desempregado, seu pai foi morto, mostrando também uma violência nas ruas na época. Para não ir para um abrigo, ou adotar ela foge.
Carlitos Ao Conseguir Emprego de volta na fabrica, logotipo DEPOIS OS Funcionários Entram em greve Novamente, um e em Meio à Confusão Ao Jogar Sem Querer Uma pedra em hum policial, Carlitos E preso Novamente.
Ao Sair da Prisão,Carlitos se Encontra Novamente com hum Jovem, que havia conseguido Emprego Como dançarina em hum restaurante Exibindo O Trabalho infantil Até MESMO noturno em que Hoje existem leis a Serem seguidas Mediante Contratação de menor. Retratando também nessa parte Fazer Filme Uma Inserção da mulher no Mercado de Trabalho. UMA jovem consegue também um emprego em um restaurante para Carlitos, mas é jovem como vagabunda, foi procurada pela polícia, mas conseguiu fugir com Carlitos.
Como considerações e manifestações dos empregados eram agressivamente reprimidas pelas autoridades, defendendo dessa forma os interesses capitalistas. Mas a Partir de greves Hoje existem Melhores remunerações, diminuição da jornada de Trabalho e Melhores condições para o trabalhador.
Saiba mais: Caso tenha interesse em assistir ao filme acesse este link: https://www.youtube.com/watch?v=ol9j8tFVOO8
Leia, analise criticamente os textos e imagens acima e responda:
01 - Quais são as mudanças ocorridas na arte após o processo de evolução industrial?
02- O que você percebe de positivo e negativo neste processo de industrialização das artes?
03- Você já teve conhecimento do filme “Tempos Modernos”? Após ler o resumo ou assistir a um filme que você consegue perceber?
04 - Para você usar a linguagem do cinema, pode ser usado como uma ferramenta de questionamento e criação? Porque?
05 - Muito bem! Agora, para você, assista a filmes variados e tente entender o que são mensagens, questionamentos e ideais que deseja transmitir. Anote e guarde no caderno!
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