Arte na cidade
A Arte está presente nos
diferentes momentos do nosso dia-a-dia, desde a embalagem de um produto, nas
propagandas, nas novelas exibidas na televisão, das músicas ouvidas nos rádios
e plataformas on-line. Cada região tem uma particularidade na produção desses
objetos artísticos. O que você conhece sobre as Artes que são produzidas em
cidade? É importante ressaltar que as produções de artes não são somente
aquelas consideradas eruditas e com alto valor financeiro. Os artesanatos, os
teatros de rua, um grupo de dança em uma festa, dentre outras.
Busque em sua memória
alguma experiência artística ou um objeto de arte que é feito na cidade. Você
pode pedir ajuda os pais ou responsáveis, vizinhos e parentes para ajudar a
identificar alguma manifestação artística de sua cidade. Após escolher uma
experiência ou objeto artístico, responda as questões.
1 — Qual é a experiência artística ou objeto de arte escolhida por você?
2 — Essa experiência ou objeto
artístico se enquadra melhor em qual linguagem artística (artes visuais, dança,
música ou teatro)?
3 — Descreva as principais características da arte escolhida.
4 — Você se interessa por esse tipo de arte? Por quê?
✓ Caro(a) estudante! Chegamos ao fim de uma
trilha de aprendizagens composta por quatro semanas. Espero que você tenha
aprendido muito. Guarde suas anotações e atividades para compartilhá-las com
seu professor e colegas no retorno às aulas. Até a próxima...
JORGE DOS ANJOS
Jorge Luiz dos Anjos (Ouro Preto MG 1957). Pintor, escultor e desenhista. Inicia sua formação artística ainda menino, na Fundação de Arte de Ouro Preto, onde estuda com Nuno Mello, Ana Amélia e Amilcar de Castro. Suas obras têm sempre como referência básica elementos minerais. Sofre influência do imaginário africano em suas esculturas em ferro oxidado e no óxido gravado nas telas. Desde 1993 tem feito experiências na área do design, criando luminárias com estrutura metálica e nylon translúcido, que conservam muito de sua linguagem como escultor.
1 — Observe algumas das obras de Jorge dos Anjos e analise suas formas:
Jorge dos Anjos — Sem título
Jorge dos Anjos — Portal da Memória
a) Inspirado em Jorge dos Anjos, crie uma imagem no espaço abaixo que contenha símbolos e formas geométricas. Lembre-se de, ao final, dar um título para a obra criada.
Desenhar um retângulo com 18x 24 cm. E fazer o desenho.
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Título:_____________________________________
OSCAR NIEMEYER
Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho (1907-2012) foi um arquiteto brasileiro, considerado uma das figuras-chave no desenvolvimento da arquitetura moderna nacional. Niemeyer ficou muito conhecido pelo planejamento da cidade de Brasília, uma capital do brasil no século XX. Uma cidade de Belo Horizonte possui diversas obras do arquiteto, distribuídas em diferentes lugares, porém a Lagoa da Pampulha é local onde há um conjunto de obras pensadas por ele, nenhuma qual Igrejinha da Pampulha foi usada pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade.
As obras de Niemeyer são caracterizadas pelas curvas. Uma sinuosidade era algo que domina como obras de arquiteto, como o mesmo disse: “Não é um ângulo reto que me atrai, nem uma linha reto, dura, inflexível ... ou que me atrai uma curva livre e sensual”. Na Igrejinha da Pampulha, o arquiteto cria ou projeta capelas inspiradas nas montanhas mineiras e busca retratá-las nas características sinuosas da obra.
A Arquitetura, portanto, é uma área que vincula Arte e Ciência. Uma Ciência que exige cálculos e dados exatos matemáticos para concretização como obras e A Arte para criar ou projetar utiliza - se elementos químicos, usa para justificar e finalizar uma proposta arquitetônica.
Agora responda:
1 — Em sua cidade, há algum lugar que pode ser considerada uma obra arquitetônica? Qual é o nome? Onde está localizado? Qual é a importância dela para a cidade? (por exemplo: igrejas, praças, casas de pessoas importantes, casarões, fazendas, etc.)
2 — Se em sua cidade houver alguma obra arquitetônica, descreva-a:
SEMANA 7 (PET2) PÁG. 96
AULA 7
Arte e Arquitetura
1 - Com suas palavras, escreva ou considere que é Arte e Arquitetura:
Arte:
Arquitetura:
2 - Pesquise em dicionários ou em outros
meios de definição de arte e arquitetura:
Arte:
Arquitetura:
3 - Observe as imagens abaixo e realize as atividades:
“Prédio do Congresso Nacional Brasileiro - Brasília DF Fonte: Por Mario Roberto Duran Ortiz - Trabalho próprio, Domínio Público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2476577”
Cidade Administrativa de Minas Gerais - Belo Horizonte MG Foto Divino Advincula, https://www.flickr.com/photos/portalpbh/6093752503
Igreja de São Francisco - Belo Horizonte MG Foto Marcelo Rosa,
https://www.flickr.com/photos/portalpbh/6277478274
uma. Quem é o arquiteto idealizador dessas obras:
b. Quais são as características que mais chamam sua atenção nessas obras:
c. Escolha uma das obras e descreva o máximo de detalhes que você consegue observar nela.
SEMANA 6
AULA 6
A Arte Pré-Histórica – O Neolítico – Idade da Pedra Polida
Características do período neolítico: Cultivo da terra, manutenção de manadas, domesticação dos animais, desenvolvimento das primeiras instituições familiares e de sociedade e desenvolvimento da cerâmica.
2.2 – A Pintura no Neolítico:
A pintura do período neolítico possuía um caráter utilitário. Com aparição de formas geométricas e o abstracionismo nos objetos artísticos. Os temas da arte neste período são as cenas do dia a dia do grupo social. A figura humana, que era rara no Período Paleolítico, tornou-se mais frequente no Neolítico. Os trabalhos já eram feitos na entrada das grutas, o que significa que já desejavam que eles fossem vistos. A figura ficou menos realista, tornou-se sistemática. De mágica passou a ser decorativa, as formas naturalistas passaram a ser simplificadas, esquemáticas, geométricas, simbólicas, as figuras são antropomórficas, e os rostos não são detalhados. Não se preocupavam mais em copiar a realidade, mas sim em interpretá-la, expressando sentimentos e ideias.
2.3 – A Arquitetura no Período Neolítico:
Considerado os primeiros arquitetos da humanidade. A arquitetura do neolítico serviu para fixação do homem em construções de abrigos e casas. No neolítico encontramos os Dolmens e os Menires.
Dolmens: Os Dolmens são construções que também fazem parte do período neolítico. Sua formação arquitetônica consistia em duas ou mais pedras grandes fincadas verticalmente no chão, como se fossem paredes, e uma grande pedra colocada na horizontal sobre elas, parecendo um teto. As informações que temos sobre essas construções são de que serviam para rituais místicos, culto aos deuses e templos para sacrifícios. Existem diversas lendas e mitos acerca dessas construções.
Menires: Em vista disso, fazia sentido para o homem da pré-história criar certos monumentos com objetivos religiosos, ritualísticos ou fúnebres. São chamados de Menires os monumentos que não tinham a intensão de serem funerários e são geralmente encontrados alinhados ou em círculos e se destinavam a prática de variadas funções como rituais de fertilidade, comemorações ou centros de análise astronômica.
2.4 – A arte no Período Neolítico:
· O Homem deixa de ser nómade e passa a fixar-se num lugar, tornando-se sedentário.
· Instrumentos de pedra polida, enxada e tear.
· Primeiros passos na agricultura.
· A pintura é utilizada como elemento decorativo e cenas da vida quotidiana. A qualidade das obras é superior, mostrando um maior grau de abstração e a utilização de outros instrumentos sem serem as próprias mãos, como espátulas.
· As esculturas ganham um maior realismo, embora se destaque sempre o primitivismo em todas elas.
· Cerâmica (peças com forma de vasos e conchas, cuja decoração se baseia em motivos geométricos gravados na superfície, á volta do objeto) e tecelagem.
A Arte Pré-Histórica – A Idade dos Metais
A principal característica desse período foi sem dúvida, o desenvolvimento da metalurgia, que começa a mudar consideravelmente a vida em sociedade, afinal, com os metais os instrumentos possuíam grande rigidez e vida útil, embora a principal caraterística era que podiam ser moldados, ou atingir formas que antes a pedra não conseguia produzir. O cobre foi o primeiro metal a ser fundido pelas sociedades pré-históricas desse período. Por conseguinte, o bronze, mais resistente que o cobre, era obtido através da mistura de cobre e de outro metal, o estanho. Já o ferro, foi o último metal a ser fundido, pois possuía um manuseio mais complicado que os outros, no entanto, tornou os materiais produzidos mais resistentes.
ATIVIDADES
Depois de ter feito a leitura atenta dos textos e observado as imagens ilustrativas responda em seu caderno às seguintes perguntas. Lembre-se de que você pode consultar também o assunto em sites de pesquisa na internet. Cada pergunta possui, no início, o texto no qual ela foi tirada. Copie as perguntas e responda-as no caderno.
1. Quais eram os temas mais comuns na pintura do período neolítico?
2. Qual era a função da arquitetura durante o período neolítico?
3. Escreva as definições de “Dolmens” e “Menires”.
4. Cite as características da cerâmica no período neolítico.
5. Quais são os três metais utilizados na fabricação de utensílios durante da Idade dos Metais?
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SEMANA 5
AULA 5
A Arte Pré-Histórica – O Paleolítico
A duração da Pré-História foi muito longa, os historiadores a dividiram em períodos, baseados nas culturas encontradas na Europa:
· Paleolítico.
· Neolítico (Idade da Pedra Polida).
· Idade dos Metais.
1.2 A Pintura no Paleolítico - As Pinturas Rupestres:
A principal característica dos desenhos deste período é o naturalismo.
A arte fazia parte do processo de magia. Chamamos de arte rupestre as criações artísticas feitas durante a Pré-História. Elas podem ser categorizadas em pintura rupestre e gravura rupestre. Os achados mais antigos desse tipo de arte datam do período Paleolítico Superior (aproximadamente 40.000 a.C.).
Também foram encontrados exemplos de manifestações artísticas europeias ou pré- colombianas. Essas imagens podem ser vistas em todos os continentes e provavelmente surgiram após o aparecimento de objetos artísticos móveis, como utensílios e esculturas em pedras, ossos, chifres, etc.
1.3 A escultura no paleolítico:
Os artistas do Paleolítico Superior realizaram também trabalhos em escultura. Mas, tanto na pintura quanto na escultura, nota-se a ausência de figura masculina. Predominam as figuras femininas, com a cabeça surgindo como prolongamento do pescoço, seios volumosos, ventre saltado e grandes nádegas.
As esculturas do Paleolítico representaram única e exclusivamente animais e figuras humanas nas quais se nota a ausência de figuras masculinas e a predominância de figuras femininas com seios e ventre volumosos e grandes nádegas (símbolos da fertilidade feminina); objetos religiosos e utensílios domésticos.
Depois de ter feito a leitura atenta dos textos e observado as imagens ilustrativas responda em seu caderno às seguintes perguntas. Lembre-se de que você pode consultar também o assunto em sites de pesquisa na internet. Cada pergunta possui, no início, o texto no qual ela foi tirada. Copie as perguntas e responda-as no caderno.
1. (Texto 1) Quais são os três períodos em que a Pré-história está dividida?
2. (Texto 1.2) Escreva a definição de “Arte Rupestre”.
3. (Texto 1.3) Descreva as características da escultura no período paleolítico.
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SEMANA 4
AULA 4
A ARTE E A COVID -19
O impacto da pandemia de coronavírus na arte e na cultura é grande no mundo todo. Museus, galerias e centros culturais foram fechados, assim como eventos, feiras e festivais também. Mas escultores, fotógrafos, designers e ilustradores, apesar desse cenário, não têm ficado de braços cruzados e vários trabalhos, inclusive, que refletem sobre a amplitude da doença estão circulando em redes sociais como o Instagram.
Abaixo, o Magazine lista alguns perfis de artistas com suas respectivas obras, que às vezes comentam, provocam o riso, reforçam um cuidado de saúde ou ironizam as situações de quarentena, e também homenageiam os profissionais responsáveis por cuidar dos pacientes da Covid-19: os enfermeiros e os médicos.
O escultor britânico Luke Jerram, por exemplo, vem ganhando destaque por conta de uma réplica do vírus SARS-CoV-2, que causa a Covid-19. A escultura em vidro com 23 cm de diâmetro – algo dois milhões de vezes maior que o microorganismo – foi construída, a pedido de uma universidade norte-americana, antes de a epidemia se espalhar pelo mundo. Totalmente transparente, a peça, segundo ele, tem como objetivo mostrar às pessoas, de maneira mais fidedigna, a forma do novo coronavírus.
O artista afirmou que o dinheiro a ser recebido pelo trabalho comissionado deverá ser doado para os Médicos Sem Fronteiras.
Releituras de obras de artes inspiradas em tempo de pandemia viralizaram nas mídidas sociais.
Veja alguns exemplos dessas obras primas da criatividade artística:
ATIVIDADE
Em algum momento você já deve ter visto uma arte baseada na pandemia ou no Corona Virus, agora chegou a sua vez de usar toda a sua criatividade para criar sua própria arte. Recolha referências, busque outras inspirações e “mãos na massa”!
Você pode criar um desenho, pintura, fotografia,etc, desde que o tema principal seja: em tempos de pandemia.
OBS: Faça em uma folha branca para destacar e valorizar a sua arte.
SEMANA 3
AULA 3
CUBISMO
Sabendo que: A elaboração de uma imagem para comunicar uma ideia ou informação pressupõe o uso de uma linguagem visual. Assim como as pessoas podem "verbalizar" o seu pensamento, elas podem "visualizar" o mesmo usando a linguagem visual. Um diagrama, um mapa, uma fotografia, uma escultura e uma pintura são exemplos de usos da linguagem visual, e podem incluir o ponto, linha, forma, cor, movimento, textura, espaço e proporção. Mas como as imagens são construídas? Se prestarmos atenção a um desenho, veremos que nele há pontos, linhas e cores. As formas em artes visuais são constituídas por pontos, linhas, planos e cores e ao combiná-los entre si podemos criar imagens. Esses elementos são usados e explorados nas obras de artistas de diversos movimentos artísticos.
Observe exemplos do Cubismo:
O CUBISMO é um movimento artístico que surgiu no século XX. Os principais artistas são Pablo Picasso e Georges Braque. Esse movimento se expandiu e influenciou a literatura e a poesia. O quadro Les demoiselles d'Avignon, de Picasso, 1907, é conhecido como marco inicial do cubismo. Nele ficam evidentes as referências a máscaras africanas, que inspiraram a fase inicial do cubismo, juntamente com a obra de Paul Cézanne.
O cubismo representava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando as partes de um objeto no mesmo plano. A representação do mundo passava a não ter nenhum compromisso com a aparência real das coisas. Historicamente o cubismo se originou na obra de Cézanne, pois para ele a pintura deveria tratar as formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros. Entretanto, os cubistas foram mais longe do que Cézanne. Passaram a representar os objetos com todas as suas partes num mesmo plano. É como se eles estivessem abertos e apresentassem todos os seus lados no plano frontal em relação ao espectador. Assim, essa atitude de decompor os objetos não tinha nenhum compromisso de fidelidade com a aparência real das
coisas.
O pintor cubista tenta representar os objetos em três dimensões, numa superfície plana, usando formas geométricas, com o predomínio de linhas retas. Não representa de forma real, mas sugere a estrutura dos corpos ou objetos, sendo possível perceber planos, volumes, linhas, cores e outros elementos da linguagem visual.
Observe atentamente as obras de três artistas cubistas abaixo:
01 – Após a leitura observe as figuras 1, 2 e 3. Quais elementos ou características do Cubismo você consegue identificar?
02 - Na figura 2, Porto na Normandia, de Georges Braque, cena da primavera de 1909. Em um espaço aberto cheio com cor, ou o céu representado na pintura Porto na Normandia está cheio de formas como uma paisagem.
Você consegue identificar elementos de um porto na imagem? Cite-os.
03 - E agora você é o artista! Use sua imaginação, se o artista "Braque" está aqui hoje em Minas Gerais, qual espaço ele representa numa tela? Uma rodoviária? Uma fazenda? Um estacionamento de compras? Uma estação de trem? Uma escola? Crie um desenho / pintura usando elementos de cubismo e represente um espaço que você gosta no seu bairro ou cidade. (Pesquise uma imagem na internet, para orientação) #fiqueemcasa
** TODA ATIVIDADE DEVE SER REALIZADA NO CADERNO
Bom trabalho e boa semana! Prof.Nei
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