AULAS - 1ºC

SEMANA 3 PET 2
AULA 10

A ARTE E O ESPECTADOR

 

No período Moderno, a Arte deixa de meramente comunicar preceitos religiosos ou afirmar o poder e as conquistas das monarquias. Além disso, sua produção não fica restrita a uma exatidão técnica, matemática ou anatômica.

 

Nesse período, a Arte é produzida para propiciar uma experiência estética no espectador, na pessoa que aprecia a obra. A experiência estética é entendida como a potencialidade da obra causar no apreciador: análises, reflexões e pensamentos sobre si mesmo, sobre a sociedade, bem como, levá-lo a refletir sobre o contexto de criação da peça artística. Ou seja, ao vivenciar a experiência estética o espectador, além de se emocionar, precisa mobilizar conhecimentos prévios para ler e interpretar a obra.

 

Nesse sentido, a Arte deixa de cumprir uma função de comunicação de uma história, fato do passado, crença, valores cívicos e éticos. Sua intenção é despertar no espectador a interação com a obra, de-sencadeando análises e produção de conhecimento por meio da reflexão de si e da sociedade.

 

1 —   Observe a pintura (A persistência da memória (1931) de Salvador Dali) e responda às questões:

a)     Descreva a imagem: o que você vê nela?

b)     Para você, essa pintura é uma obra de arte? Por quê?

c ) Que sensações a imagem te provoca?

d)    O que você faria se fosse um crítico de arte e recebesse essa obra para ser avaliada?


SEMANA 2 PET 2
AULA 9

REPRESENTATIVIDADE E IMAGINAÇÃO

 

Na Idade Média, as principais obras produzidas na Europa tinham o objetivo de representar as histórias bíblicas nas igrejas e castelos. Tendo em vista que a maioria da população era analfabeta, os desenhos, esculturas e pinturas facilitavam os ensinamentos dos valores cristãos católicos.

 

Os artistas atuavam também na realização de obras decorativas com os temas mitológicos ou exaltando o reinado dos reis. Nesse sentido, ficavam longos períodos desenvolvendo as encomendas e envolvidos com as construções de igrejas.

 

Porém, com o Renascimento o artista teve mais autonomia para criar, refletindo os ideais daquela sociedade. Por esse motivo, a obra de um artista só seria considerada elevada e bela se nela houves-se uma racionalidade expressa por meio da criatividade, imaginação e subjetividade. Dentro desse período renascentista as obras deveriam ser desenvolvidas por meio de estudos matemáticos e da anatomia humana.

 

1 —      Diante dessas definições, classifique as imagens abaixo como Idade Média ou Renascentista.

Figura 1: Jesus e os doze discípulos — Museu Nacional da Catalunha
Figura 2: Escola de Atenas — Vaticano


Figura 3: Pietà — Vaticano

Figura 4: Madre Hija — autor

desconhecido

FIGURA 1-

FIGURA 2-

FIGURA 3- 

FIGURA 4-


2 —   Escolha uma das imagens e descreva o que está representado nela, indicando qual o possível discurso/interpretação da obra.

3 —   A partir do contexto que foi criado (Medieval ou Renascentista), discorra sobre a função social (da obra escolhida na questão 2) de acordo com o texto.

SEMANA 1 PET 2 PÁG. 194
AULA 8

O QUE APRENDEMOS QUANDO ESTUDAMOS ARTE?

 

Existe na escola muitas dúvidas sobre o estudo de arte. Ainda há opiniões de quem a Arte não pode ser concebida como um campo de estudo que permite conhecer o mundo e qual é a vivência e nós mesmos como seres sociais. Por isso, muitos confundem Arte e relaxamento e relaxamento e limitam ao som e entretenimento. Dessa forma, torna-se necessário pontuar o estudo de Arte nos tornados conhecidos de distintas maneiras de intervir no mundo, elaborando expressões de maneiras poéticas, metafóricas, imagéticas, sonoras e cenográficas.

 

A Europa concentra algumas das definições mais clássicas e mais recorrentes do que é arte. A Princípio, Arte é entendida como uma ação humana, realizada por um artista que utiliza meio estético e materiais para concretizar uma obra artística. Esse objeto de arte pode ser uma pintura, escultura, cerâmica, filhos, movimentos e tecnologias. Além disso, para ser reconhecido como obra de arte ou objeto deve usar materiais nobres, estar em lugares legítimos e o artista ser consagrado seu nome como um produtor importante e pensador de arte. Porém, na atualidade, as concepções de arte mudaram. Como entrar em contato com diferentes culturas, uma mudança de relação econômica e o acesso à Internet têm questionamentos sobre os padrões clássicos de revisão de arte.

 

Na Antiguidade, entre os seg. De 400 aC a 300 aC, era predominante o pensamento de quem era a arte que tinha uma técnica precisa e com padrões específicos para serem reproduzidos. Ou seja, para ser uma obra de arte que deve ser feita em um trabalho minucioso, cuidado e virtuoso, com um desempenho impecável. Deveria ainda demonstrar uma reflexão moral e ética para ser considerada bela, pois a beleza pode ser acessada por meio dos valores.

 

É por isso que quando observamos como expressões de arte egípcia, grega, persa, etc ..., constatamos ou registramos valores civis dessas sociedades, bem como rotinas e práticas por eles praticadas. Percebe a narração, por meio de imagens e esculturas, da relação do ser humano com as divindades por eles cultivados.

 

1 - Observe como imagens a seguir e resolva como questões.   

Figura 1: Arte egípcia

Figura 2: Arte grega

A) Descreva as imagens: o que você vê expresso nas imagens? Figura 1:

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Figura 2:

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B) a)     Quais práticas/valores importantes da sociedade egípcia e grega estão expressas nessas imagens?

     
      C)     Fundamentado na leitura do texto, por qual motivo essas imagens foram produzidas naquela época?

SEMANA 7 
AULA 7

História da Arte e Arquitetura do Egito


Edifícios, pinturas, esculturas e artes aplicadas ao Egito antigo, da história anterior à conquista romana no ano 30 aC A história do Egito foi a mais longa de todas as civilizações antigas que floresceram em torno do Mediterrâneo, estendendo-se, quase sem interrupção , desde aproximadamente o ano 3000 aC até o século IV dC

A natureza do país - desenvolvida no torno do Nilo, que banha e fertiliza, em quase total isolamento de influências culturais externas - produz um estilo artístico que causa alterações ao longo dos seus mais de 3.000 anos de história.

Todas as manifestações artísticas estão incluídas, basicamente, um serviço de estado, religião e religião, considerado como um deus sobre uma terra. Desde os primeiros tempos, uma crença em uma vida posterior à morte ditou pela norma de enterrar os corpos com suas melhores pertences, para proteger seu trânsito na eternidade.

O intercâmbio cultural e a novidade nunca foram consideradas como algo importante para os mesmos. Assim, como convenções e o estilo representativo da arte egípcia, determinado desde o primeiro momento, continua praticamente imutável através dos tempos. Para o espectador contemporâneo, a linguagem artística pode parecer rígida e estática. Sua intenção fundamental, sem dúvida, não foi criar uma imagem real das coisas como apareciam, mas sim capturar para a eternidade a essência do objeto, da pessoa ou do animal representado.

Construção de funerários complexos para os faraós em Abidos e Sakkara.

Os hieróglifos (escrita figurativa), forma de escrever uma língua egípcia, encontravam-se então no seu primeiro nível de evolução e já mostravam seu caráter de algo vivo, como o resto da decoração.

·          III dinastia: Construção de pirâmides, substituídos por mastabas como tumbas reais.


A partir da leitura resolvida como questões:

 

1)     (FURG) O Antigo Egito é conhecido pela grandeza de sua arte e arquitetura representada pelas pirâmides. Sua religião é estudada por historiadores, arqueólogos, antropólogos, místicos entre muitos outros. Sobre uma religião egípcia, podemos indicar: ( https://youtu.be/r2_bzZPSkJ0 ) Acesse o link para obter mais informações sobre religião egípcia.

 

uma. O rei era definido como o centro de todas as coisas, com uma religião politeísta no Egito.

b. O rei se define literalmente como o centro de todas as coisas, inclusive, dos países estrangeiros.

c. O rei se define literalmente como o centro de todas as coisas, e sua religião era monoteísta.

d. O rei se posiciona como o centro natural do mundo, inclusive dos países estrangeiros e não tinha religião.

 

2)     Qual o motivo da civilização do Egito ser mais longa de todas as civilizações? E qual a importância do Rio Nilo para os egípcios?

3)     Na III Dinastia, grandes mudanças ocorrem tanto no governo quanto na arquitetura dos povos egípcios. Que monumentos podemos citar como referência dessas substituições?

4)    Assista ao vídeo e pontue características da Arte do Antigo Egito e exponha sua opinião sobre a cultura. (Mínimo 10 linhas). Link de acesso ao vídeo: https://youtu.be/DGEGsd820ds - Egito Antigo - Parte 1



SEMANA 6

AULA 6

Continuação...

CANOPOS
Os Vasos Canopos  era um recipiente utilizado pelos Egípcios  antigos para  colocar órgão retirado do morto durante o processo de mumificação. Esses vasos eram  feitos de madeira, pedra,barro alabastro. Cada tampa apresenta a cabeça esculpida de animal e de homem.

Ø A tampa com cabeça
de chacal era guardado o
estomago;
Ø A tampa de babuíno
era guardado o pulmão;
Ø A tampa de falcão era
guardado o intestino;
Ø A tampa com a cabeça
de homem era guardado o
fígado.

ATIVIDADES

1-Observe e quadricule o mapa do antigo Egito e amplie nas medidas:
·  20 x 30 . E incluir no mapa a Esfinge de Gizé

2- Observe os canópicos e AMPLIE o desenho na medida 
·  10x18 cada um, e pinte com as cores complementares.:

3- Amplie Cleópatra 12X15  e pinte     (destacar as cores primárias)



 4- Amplie a ânfora 12X15 e pinte     ( destacar as cores secundarias) 




SEMANA 5
AULA 5

A Evolução da Arte


Há milhares de anos a arte segue evoluindo e ocupando um importantíssimo espaço na sociedade. Algumas representações da  arte  são  indispensáveis como, por exemplo,  a  música que  é  capaz  de  nos alegrar quando  estamos tristes. É  interessante  pensar que  muitas obras admiradas foram produzidas por comunidades que sequer consideravam aquela atividade como "artística". É o caso da arte egípcia, ou, mais próxima de nós, da arte indígena.
No Egito  antigo, a  atividade  plástica estava  a  serviço da  religião, cujas características eram politeísmo, crença na imortalidade da alma e Juízo Final. Eles acreditavam que após a morte a alma voltaria para habitar o corpo ou algo que lembrasse o morto. Por isso, desenhavam figuras nas paredes - das pirâmides para os faraós, dentro de casa, para os mais pobres. É o que se chama "arte tumular".
Os povos indígenas também são exemplo de comunidades que fazem objetos com finalidades diversas, sem o intuito de fazer exposições em galerias, mas igualmente com alto valor artístico

O Egito foi assim...

Anúbis: deus dos mortos e do submundo


Os antigos egípcios já eram  conhecedores das ciências exatas, da  medicina, do  cultivo  da  terra, do artesanato. Eles  desenvolveram  uma  escrita  com signos e  desenhos, denominada  pictográfica,  a  qual os gregos chamavam de hieróglifa.

Deuses Egípcios
No Egito  Antigo, as pessoas seguiam  uma  religião politeísta, ou  seja,  acreditavam  em  vários deuses. 
Estas divindades possuíam  algumas características (poderes) acima  da  capacidade  humana. Poderiam,por exemplo, estar presente  em  vários locais ao mesmo  tempo, assumir  várias formas (até  mesmo  de animais)  e  interferir diretamente  nos  fenômenos da  natureza. As cidades  do  Egito  Antigo possuíam um deus protetor, que recebia oferendas e pedidos da população local.

Pesquise e faça o desenho de cada um dos Símbolos Egípcios, e pinte !!!
Alguns Símbolos de eternidade 

Em folhas separadas com margem e identificar o nome de cada um
Udjat- olho de Hórus, símbolo da proteção e o poder.
Pilar-djed  estabilidade.
Oslris - deus da terra é da vegetação. Simbolizava na morte a estiagem e, no renascimento, a cheia do Nilo.
Escaravelho - simbolizava a ressurreição.
Isis - irmã de Osíris, boa mãe e popular entre as crianças.
Toth - deus das artes e das lendas, criador da escrita hieroglífica. 

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SEMANA 4

AULA 4


Tem muita foto que não precisa trazer mensagem alguma, só a beleza da imagem já lhe basta. Na verdade, é muito difícil uma imagem que não traga um conceito por trás, já que toda foto é feita dentro de um contexto, de uma determinada época. Contudo, esse conceito pode ficar em segundo plano quando o valor da imagem é mais visual do que teórico. Texto retirado em:



A foto como prova documental fotografia, é por natureza um índice. Ou seja, uma foto é um registro de algo que realmente ocorreu. Por exemplo: se uma pessoa foi registrada numa foto é porque essa pessoa realmente existiu; se um casamento foi clicado por um fotógrafo, é porque essa cerimônia realmente aconteceu.


A fotografia cria possibilidades: Sempre que falamos de fotografia estamos falando do registro da realidade. Mas será que deve ser sempre assim? Não poderia a fotografia inventar novas realidades, propor novos mundos, situações improváveis e personagens fantásticos? Claro que sim! Ainda mais com o advento da tecnologia digital e dos recursos do photoshop.



ATIVIDADE


Qual das imagens fotográficas você mais se identifica? Faça uma apreciação estética das imagens e justifique sua resposta.


Elaborar um desenho usando como base uma das fotografias do texto.



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SEMANA 3


AULA 3

FOTOGRAFIA


Com o passar do tempo a essência da forma de fazer fotografia não mudou, no entanto, os avanços tecnológicos permitem cada vez mais melhorar a qualidade da fotografia, aumentar a resolução e a realidade das cores. A busca pela acessibilidade da fotografia também era grande preocupação logo em seu surgimento, a busca era intensa por materiais duráveis, eficazes e de baixo custo e pela aceleração no processo de revelação.

O desenvolvimento da fotografia colorida foi também um processo lento e que necessitou de muitos testes. O primeiro filme colorido foi produzido em 1907, mas ainda hoje a fotografia colorida não alcançou a definição da escala de tons que a sensibilidade do filme preto e branco possui.

Com o advento da fotografia digital, muitos paradigmas fotográficos foram alterados. Com aparelhos cada vez menores, mais simples de manipular e produzir fotografias em alta qualidade, uma internet facilitando o fluxo de imagens, uma fotografia tornou-se algo muito mais simples e popular da época.

A fotografia abrange várias áreas da vida e do cotidiano humano, pois é o mecanismo que permite arquivar um momento. Uma fotografia, logotipo que surgiu, não era considerada arte, e atualmente ainda existe uma série de opiniões adversas quanto a isso. Para alguns críticos, uma fotografia não pode ser considerada arte por conta da facilidade que existe em produção, em contrapartida, outros danos julgados que ela pode ser considerada como arte a partir do momento em que é uma interpretação da realidade, e não apenas uma cópia.

A fotografia contribui positivamente em muitas coisas, vários profissionais agregados como meio de ampliação como possibilidades e produzem estudos detalhados e precisos. A fotografia é usada na medicina, sem jornalismo - fotojornalismo - e na ciência, para o desenvolvimento de vários estudos.

Muitos cientistas pesquisaram sobre fotografia, um fim de melhoria e aperfeiçoamento. Por isso, não é possível atribuir apenas uma pessoa para criação ou desenvolvimento de fotografia, ou o produto que temos hoje é um soma de várias técnicas descobertas por algumas pessoas. Os principais nomes do início do desenvolvimento da fotografia foram: Joseph Nicéphore Niépce, Louis Jacques Mandé Daguerre, William Fox Talbot, Hércules Florence, Boris Kossoy e George Eastman.


ATIVIDADE


FOTO1


1) Analise essa fotografia (FOTO1) e comente sobre suas composições visuais (Objetos e representação).


FOTO 2


2) Analise essa fotografia (FOTO2) e observe ou observe mais a atenção nessa composição fotográfica.


3) Faça um comparativo entre duas fotos destacando as principais mudanças.



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